Assessoria de Comunicação.- A vereadora Carla Ayres (PT) foi empossada na manhã desta sexta-feira (1º), em cerimônia restrita ao público na Câmara Municipal de Florianópolis, para um mandato de quatro anos. Primeira mulher assumidamente lésbica da história eleita na capital catarinense, a petista irá legislar com foco nas mulheres, na comunidade LGBTI+, população negra, nas trabalhadoras e trabalhadores e na população mais vulnerável da cidade. Eleita com 2.094 votos, Carla Ayres é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e ganhou projeção nacional por sua luta nos movimentos sociais, principalmente em defesa do público LGBTI+ e das mulheres.
A posse de Carla Ayres mantém a tradição do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Florianópolis, que conta com ao menos um vereador da legenda desde 1989. Considerada uma das lideranças mais promissoras do PT catarinense, Carla Ayres é a primeira mulher do partido eleita na capital e ocupará uma cadeira no legislativo municipal para um mandato de 4 anos (2021-2024).Carla Ayres já ocupou a Câmara Municipal durante três oportunidades anteriores, nos anos de 2018, 2019 e 2020, quando assumiu o rodízio parlamentar durante a licença do então vereador Lino Peres (PT). A vereadora afirma que a expectativa é que agora a gente consiga imprimir de forma mais efetiva todas as defesas, pautas e agendas que levantou ao longo do período em que esteve no legislativo. “Espero que possamos fazer um debate, junto à sociedade e os demais parlamentares sobre a construção de uma cidade que respeite verdadeiramente os direitos humanos, que garanta justiça social pra todas e todos, mas especialmente que se comprometa com o fim da violência conta as mulheres, LGBTI+, negras e negros, idosos, indígenas, pessoas com deficiência e a população em situação de rua”.
Ela ressalta ainda, que buscará “construir um mandato participativo, comprometido intransigentemente com a democracia e combativo na defesa dos direitos sociais e da população de Florianópolis”. Apesar de sua história ligada aos movimentos sociais de mulheres e da população LGBTI+, Carla Ayres ressalta que “possui um compromisso com toda a população, na lógica da construção de uma cidade que respeite as diferenças, que busque suprimir as desigualdades. Enquanto mulher lésbica e feminista nosso foco é apresentar um debate que coloque esta perspectiva como lente para os problemas sociais mais amplos”.
__
Valmor Manoel Vieira Neto
Assessoria Carla Ayres
(48) 98425-7841