Justin Trudeau: um dos desafios ém melhorar o panorama econômico do país, marcado por recessão nos primeiros meses do ano. EFE
O Partido Liberal venceu na segunda-feira (19/10) as eleições gerais do Canadá e obteve a maioria absoluta. Com o resultado, o líder da legenda oposicionista, Justin Trudeau, substituirá o primeiro-ministro conservador, Stephen Harper.
Trudeau é filho do ex-premiê e também líder dos liberais, Pierre Trudeau. Ele será o segundo chefe de governo mais jovem do Canadá, com apenas 43 anos.
De acordo com a imprensa canadense, os liberais conquistaram 184 assentos dos 338 totais do parlamento, à frente das 100 cadeiras conquistadas pelos conservadores.
Entre as principais promessas do futuro premiê estão taxar os mais ricos, favorecer o debate sobre a legalização da maconha e incentivar o acolhimento de refugiados, reportou a agência de notícias Ansa.
O bom desempenho dos liberais é resultado de uma reviravolta: além de ter tido o pior resultado no pleito de 2011, a legenda iniciou a campanha eleitoral de 2015 na terceira posição.
Entretanto, a vitória mostra também uma rejeição dos canadenses ao Partido Conservador e, em especial, a Harper, que encabeçou o governo por quase uma década.
Um dos desafios de Trudeau na nova gestão é o risco de recessão que a economia canadense enfrenta. Nos primeiros cinco meses deste ano, o PIB (Produto Interno Bruto) do país despencou, em virtude da queda no preço do petróleo e da desaceleração da economia chinesa.
Fonte: Opera Mundi.