Redação, Desacato.info.
O período eleitoral para reitores e vice-reitores na Universidade Federal da Fronteira Sul, iniciou em 5 de abril. Sendo que a primeira Consulta Prévia foi realizada no dia 10 de maio. Neste primeiro momento a chapa “Unipopular” ficou em primeiro lugar e o coletivo “Plural”, em segundo turno, que ocorre no próximo dia 6 de junho.
As direções de campus de Realeza, Laranjeiras do Sul, Erechim e Passo Fundo, foram eleitos em primeiro turno. Agora, falta somente o resultado em Chapecó. Para falar sobre este assunto, estiveram no JTT-Manhã Com Dignidade os integrantes da chapa “Plural”, professores, Anderson Alves Ribeiro e Lisia Ferreira.
Segundo eles, após a última eleição na Universidade onde os mesmos foram eleitos e não nomeados pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro, este novo momento traz a tona toda memória da comunidade acadêmica ter vivenciado 4 anos com um reitor chamado ‘interventor’. Agora, com a possibilidade de ter o resultado integralmente respeitado pelo governo federal.
O coletivo
“Plural” parte da compreensão relacionada a existência de diferenças e da diversidade entre acadêmicos, docentes e técnicos. A chapa considera fundamental lidar com estas questões para garantir melhor organização e coerência.
“A gente tem se desafiado olhar e propor soluções para o futuro de nossa universidade que impactam da região de abrangência da instalação da UFFS”, afirma Lísia.
Para assistir à entrevista completa, acesse: