Por Elissandro Santana, Porto Seguro, para Desacato.info
Em artigos e matérias anteriores publicados no Portal Desacato e em outros meios, há algum tempo, sinalizo sobre a importância que possui a ONG Instituto A Voz dos Bichos não somente para os animais abandonados nos espaços públicos de Porto Seguro, mas para toda a sociedade.
Para quem ainda não conhece a referida ONG, cabe destacar que ela preenche uma lacuna de políticas públicas em torno do cuidado de animais domésticos abandonados no município e que foi a partir da inércia ou de ações ineficientes dos gestores públicos da cidade e, até mesmo, da arquitetura mental social de descaso aos animais, que ela se constituiu.
A referida ONG contribui para sanar possíveis doenças de origem zoonose-sanitárias, educar ambientalmente e possibilitar a consciência/sensibilização do elemento social-humano no tangente ao cuidado dos animais, contribuindo, dessa forma, não somente para a qualidade de vida dos bichinhos recuperados, mas, principalmente, para o desenvolvimento humanístico, por meio de campanhas virtuais e em espaços públicos da cidade, para a divulgação das ações, feiras de adoção e cuidados médico-veterinários.
Entre as principais ações do Instituto estão o acolhimento dos animais resgatados, cuidados médico-veterinários aos animais recolhidos, oferta de serviços como consultas, exames e aplicação de vacinas aos animais cujos donos não possuem poder aquisitivo alto, campanhas de conscientização da população para a adoção responsável e, em especial, sensibilização do elemento humano para a proteção e o cuidado dos animais domésticos.
As ações do instituto alcançam dimensões socioambientais, pois com a retirada de animais como gatos e cães das ruas, dentre outros, além de contribuir para melhores condições de vida dos animais recolhidos, como já fora mencionado, possibilita a higiene sanitária das ruas, propiciando a diminuição de doenças transmitidas por animais desassistidos das vacinas e de cuidados veterinários. Com a retirada dos animais das ruas, os perímetros urbanos ficam mais propícios ao lazer e à livre circulação de pessoas sem a preocupação com enfermidades transmitidas por animais.
Nesse momento, está sendo desenvolvida uma campanha na cidade que merece todo o apoio da comunidade, com o lema “peludinhos de Porto Seguro sem fome”.
Ela foi pensada e aplicada pela turma do 8º período do curso de Administração da Anhanguera Educacional, Polo Porto Seguro, segundo informações fornecidas pelo Instituto A Voz dos Bichos ao pachamama.comunidades.net, meu site voltado para notícias e questões socioambientais relacionadas a Porto Seguro e região.
O interessante nisso tudo é que uma campanha como essa, desenvolvida por universitários, corrobora que a academia no Brasil pode ir além dos saberes dos currículos convencionais. O envolvimento desses universitários demonstra que os saberes sociais e ambientais também fazem parte da construção do conhecimento que transforma em todos os sentidos e campos de atuação.
Enfim, a turma do 8º período do curso de Administração da Anhanguera está de parabéns por desenvolver um projeto em favor dos peludinhos de rua e resgatados pelo Instituto A Voz dos Bichos.
Diante de tudo o que fora mencionado, é oportuno informar que há postos de arrecadação de ração pela cidade, conforme consta no cartaz da campanha e que as doações deverão ser entregues até o dia 14 do corrente mês e ano.
O Instituto A Voz dos Bichos agradece o lindo projeto desenvolvido pela turma do 8º período do curso de Administração da Anhanguera e a toda a sociedade. Ademais, solicita que caso não possa fazer nenhuma doação, ative sua cidadania compartilhando o cartaz sobre a campanha.