Caminhada Iluminada pedirá mais segurança em Porto Alegre na próxima sexta-feira

Por Débora Fogliatto.

Diante dos dados do aumento de violência na capital gaúcha, o movimento que promove desde 2012 a Serenata Iluminada realiza, nesta sexta-feira (11), uma caminhada pedindo mais segurança. A ideia é que os participantes levem velas e lanternas para iluminar o caminho, denunciando também a falta de iluminação nas ruas e parques, o que é considerado um risco para a população. O ato, que será realizado de forma pacífica e silenciosa, está marcado para as 19h no Parque da Redenção.

Desde 2012, a Serenata Iluminada acontece no principal parque da cidade para denunciar a falta de iluminação e a insegurança, especialmente à noite, em Porto Alegre, além de se propor a ocupar os espaços públicos da cidade. “A Serenata tem a causa de ocupar o espaço público em prol de mais segurança e cultura, e a caminhada vai ser isso. As velas também são para simbolizar as vidas que a gente perdeu na cidade e no Estado devido à violência”, explicou Pedro Loss, organizador do evento.

O ponto de encontro será o Monumento ao Expedicionário, na Redenção, de onde a caminhada sairá pela avenida José Bonifácio, seguindo pelas avenidas João Pessoa, Salgado Filho, Borges de Medeiros e dobrando na rua Jerônimo Coelho até chegar a Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual.

Segundo os organizadores, a proposta é a retomada das ruas e da cidade pela população, mostrando para as autoridades que os porto-alegrenses precisam de mais segurança, respeito e tranquilidade. “A gente estava para fazer mais uma edição da Serenata e, em função do aumento da insegurança, da violência, a gente pensou em fazer um ato para se manifestar de forma um pouco diferente”, contou Pedro.

As velas também representam “as vidas que perdemos” em razão da violência, segundo o organizador. Lançado pelo Facebook, o evento já conta com mais de 5 mil confirmados e 9 mil interessados. “Esperamos que realmente as pessoas que têm identificação com a causa e confirmaram, compareçam e vão mesmo, porque a causa realmente interessa a todos”, destacou Pedro.

Fonte: Sul21

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.