Câmara rejeita proposta de Wambert e mantém Memorial Prestes

A Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou na tarde desta quarta-feira (25), por 19 votos a 13, o projeto de lei que destinava a área do Memorial Luís Carlos Prestes para o Museu da História e da Cultura do Povo Negro. A proposta foi apresentada pelo vereador Professor Wambert (PROS). Wambert defendeu sua iniciativa argumentando que a homenagem a Prestes não se justificaria, pois ele foi “um traidor da Pátria” que, ao liderar sua coluna, “saqueou e destruiu diversas propriedades, deixando um rastro de morte e destruição por onde passava”. O Memorial fica na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto ao Anfiteatro Pôr-do-Sol e ao Guaíba e será inaugurado oficialmente na próxima sexta-feira (27).

A história da obra

Em 1990, logo após a morte de Prestes, o então vereador Vieira da Cunha (PDT) apresentou um projeto de lei na Câmara de Vereadores com a proposta de um memorial em sua homenagem e o pedido de doação de um terreno à Prefeitura Municipal. A ideia nasceu entre amigos e pessoas que admiravam Prestes, que foi presidente de honra do PDT até o final da vida. Os únicos votos contrários, no Legislativo, vieram da bancada do PSD (atual PP). Em seguida, o prefeito Olívio Dutra (PT) sancionou o projeto e destinou um terreno na esquina das avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva para a obra.

Com a área do terreno em mãos, o próprio Olívio, Vieira e mais um grupo de entusiastas da ideia, bateram à porta de Oscar Niemeyer. Amigo de longa data de Prestes, comunista, o arquiteto foi quem acolheu o gaúcho quando saiu da prisão, emprestando sua casa, no Rio de Janeiro, para que ele pudesse morar.

O desenho do memorial foi concluído pelo arquiteto em janeiro de 2008, quando a ideia da homenagem a Prestes já completava uma estrada de quase 18 anos. Na época, ele se dizia satisfeito em entregar um projeto que contribuiria para manter viva a memória de Luís Carlos Prestes, “um brasileiro que lutou em favor de seu povo, contra a miséria e a desigualdade social”.

Fonte: Sul21

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.