Jornal GGN – Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta (29) mostra que caiu, no final deste mês de abril, o apoio popular ao isolamento social por conta do coronavírus.
Segundo o estudo, cresceu o número de pessoas que acham que só devem ficar em casa aqueles que estão no grupo de risco da COVID-19, como idosos e adultos com comorbidades. Os demais, segundo 46%, devem retornar ao trabalho. No começo de abril, 37% eram a favor desse isolamento vertical.
De outro lado, caiu o índice dos que apoiam o isolamento amplo, não apenas para grupos de risco. No começo de abril, eles somavam 60% dos pesquisadores. Agora, são 52%.
O isolamento vertical é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, contrariando todas as recomendações sanitárias de especialistas no Brasil e no exterior.
Os brasileiros que avaliam o governo como ótimo ou bom (67%) são os que mais acham que o isolamento deve ser restrito ao grupo de risco.
Entre os mais ricos, 58% apoiam o isolamento vertical, quando 44% dos que recebem até dois salários. Os mais ricos são também são aqueles que mais cumprem a quarentena (71%), mas o índice também tem empatado com o mais pobres.
Somente 16% dos entrevistados declararam que não saem nunca de casa, e outros 53% só saem quando precisam.
No começo de abril, eram 76% aqueles que achavam que as pessoas devem ficar em casa mesmo que isso prejudique a economia. Agora, são 67%.