NOTA PÚBLICA
Nós, caciques e lideranças Guarani de SC, vimos repudiar a audiência pública chamada pela Câmara de Vereadores de Palhoça, que convidou a população não-indígena do município, representante da Funai, e não convidou representante Guarani para estar presente à mesa.
Este ato falho dos vereadores, encabeçado por Pitanta (DEM), demonstra que não conhecem os direitos indígenas e nos consideram tutelados pela Funai, tutela esta que foi encerrada com a Magna Carta de 1988, e reconheceu os direitos indígenas a suas terras.
Deste modo, denunciamos que há moradores da região da Enseada do Brito, Palhoça, que estão também desrespeitando nossos direitos aplicados pela CF88 e C169/OIT, e estão atacando a comunidade Guarani. Neste mês já queimaram duas embarcações e roubaram uma placa da Funai que sinaliza o limite da Terra Indígena Morro dos Cavalos.
Somos pacíficos e nosso povo é reconhecido historicamente por acolher os imigrantes. Não aceitaremos que aqueles que acolhemos nos expulsem de nosso território ancestral.
#ComissãoNhemongueta
Fonte: Comissão Nhemongueta.