Redação
Apesar da continuidade do quadro de pandemia, as coordenações da Brigada de Solidariedade a Cuba, coordenada hoje desde o Brasil, planeja a retomada de eventos e aponta para que o primeiro acontece no aniversário da desaparição física de Fidel Castro Ruz. Veja a carta:
Companheiros coordenadores das Brigadas de Solidariedade a Cuba nos Estados,
Conforme já havia sido informado na reunião que foi recentemente realizada entre o ICAP e lideranças estaduais do movimento de solidariedade a Cuba, apesar da persistência do quadro pandêmico ao redor do mundo, há intenção daquele Instituto de retomar a realização das Brigadas de solidariedade ainda este ano.
Queremos crer que as avaliações realizadas em Cuba são no sentido de que o País até lá já tenha conseguido ministrar vacina à sua população (nesta semana já foi iniciada a vacinação em cerca de 45.000 pessoas, como parte da fase III de desenvolvimento da Soberana 2), ou, pelo menos, alcançado a chamada “imunização de rebanho”. Oxalá tenhamos nós brasileiros igualmente evoluído positivamente em nossa situação, que é da maior gravidade neste instante.
Neste contexto, fomos instados a estender a função de coordenador da Brigada Sul-Americana, atualmente sob nosso encargo, a esse novo evento proposto. A ideia é de que o mesmo seja realizado na segunda quinzena de novembro/2021, em homenagem ao aniversário de morte de Fidel Castro, e abrangendo, ademais dos países do Cone Sul, também os demais países da América Latina.
Não há, até o momento, uma definição das datas precisas de realização dessa Brigada, e tampouco de sua programação (é lícito supor, por sua temática, que deverá abranger viagem a Santiago de Cuba para visita ao Cemitério Santa Efigênia, onde descansam os restos mortais do Comandante, e também os de Martí). Também ainda não foram indicados, por enquanto, o número de vagas que caberá a cada país participante.
Contudo, a imediata divulgação da iminente realização dessa Brigada é tarefa que se mostra indispensável para sua efetiva concretização.
Solicitamos, pois, a todas as entidades que compõe o movimento de Solidariedade a Cuba no país, em especial aos coordenadores estaduais das Brigadas, que dêem inicio de pronto, ao anúncio do Evento, e identificação preliminar de interessados, sendo conveniente fazer ressalvas de que, evidentemente, a evolução do quadro da crise sanitária mundial haverá de ser observada para a sua efetiva realização.
Assim que forem disponibilizadas novas informações pelo ICAP a respeito do evento, serão as mesmas retransmitidas aos companheiros nos Estados, aos quais pedimos que nos encaminhem eventuais considerações a respeito do assunto.
Contamos com a colaboração de todos os companheiros. Desde já, agradecemos.
Saudações Solidárias!
João “Fredy”-Frederico Hofstätter Trott