Brasilienses comemoram 25 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial

Por Renata Giraldi. 

Ciclistas participam de um passeio pelos cartões postais em celebração do título do Patrimônio Cultural Mundial obtido por Brasília (foto: Wilson Dias/ABr)

Brasília – Em comemoração ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade de Brasília, ciclistas fizeram hoje (5) um passeio pelos principais cartões-postais da cidade. Um dos locais de concentração foi a Praça da República onde estão a Catedral de Brasília e a sede da Biblioteca Nacional. O título é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Protótipos gigantes de triciclos e quadriciclos foram expostos durante o passeio.

Pelo conceito de Patrimônio Cultural da Humanidade, os locais que recebem o título pertencem a todos independentemente do território em que estejam localizados. Brasília é considerada marco da arquitetura e urbanismo modernos e é a maior área tombada do mundo – 112,25 quilômetros quadrados. A cidade está na lista de bens do Patrimônio Mundial desde 1987.

O Patrimônio Cultural de Brasília é formado por monumentos, edifícios e sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Em junho, o governo do Distrito Federal (GDF) recebeu as recomendações feitas pela Unesco para a manutenção do título, como assegurar as características originais do projeto urbanístico de Brasília e proibir construções em áreas verdes.

Segundo o GDF, todas as recomendações estão no Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, em fase de elaboração. As iniciativas em andamento incluem a revitalização da W3 Sul e dos setores hoteleiros, a construção da Esplanada dos Museus, a implantação de jardins e outras obras no canteiro central do Eixo Monumental.

Em fevereiro de 2013, o governo do Distrito Federal apresentará um relatório de atividades à Unesco, indicando os avanços na política de preservação da capital como Patrimônio Cultural da Humanidade. A próxima avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial será em junho de 2013.

Fonte: Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.