Brasil se prepara para Fórum pela Paz na Colômbia

POA 19
Encontro em Porto Alegre

Encontros regionais mobilizaram dezenas de organizações sociais brasileiras em torno da proposta do evento internacional que vai discutir o tema colombiano em junho no Uruguai.

Entre os dias 5 e 7 de junho a cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, recebe o II Fórum pela Paz na Colômbia, que busca debater e criar articulações internacionais em favor da paz com justiça social na Colômbia, que enfrenta 50 anos de conflito social e armado. Depois do sucesso da primeira edição do Fórum, realizada em 2013 em Porto Alegre, mais de 40 organizações brasileiras já declararam apoio ao II Fórum, que é coordenado pelo movimento político e social colombiano Marcha Patriótica junto a mais de uma centena de organizações do continente.

Como parte dos preparativos para o Fórum, a Marcha Patriótica – Capítulo Brasil, conformada por colombianos residentes no Brasil, realizou uma série de atividades junto às organizações apoiadoras em sete capitais brasileiras.

De acordo com Javier Rodríguez, integrante da organização no Brasil, os dois objetivos principais desses eventos preparatórios foram fortalecer a construção coletiva e colaborativa do II Fórum, convidando novas organizações e indivíduos, e fortalecer os vínculos com as organizações já solidárias ao Fórum que ajudaram na estrutura e divulgação local. “O outro grande objetivo foi continuar difundindo a situação do processo dos diálogos de paz entre o governo e as FARC desde a perspectiva do movimento social e político colombiano, e em particular, desde a perspectiva da Marcha Patriótica: o documento de balanço das atividades de pré-fóruns trazem os elementos centrais dessa análise”, diz, lembrando de propostas como o cessar-fogo bilateral, a participação direta e vinculante das organizações sociais na mesa de diálogos, e a continuidade irrestrita das negociações, assim como a abertura de mesas com os outros movimentos insurgentes, ELN e EPL.

As cidades que receberam os pré-fóruns no Brasil foram São Paulo, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os encontros mobilizaram cerca de 300 pessoas presencialmente. “A conversação destes temas com o povo brasileiro trouxe grandes aprendizados para a Marcha, que valoriza enormemente a experiência de luta e os avanços democráticos da sociedade brasileira, e estimula o diálogo entre as organizações dos nossos povos irmãos”, afirma Javier Rodríguez.

A avaliação do processo preparatório no Brasil foi excelente por parte dos organizadores, especialmente pelos diversos Estados em que foram realizadas atividades e grande envolvimento de pessoas e organizações. “Este cenário parece mostrar que o povo brasileiro insere cada vez mais decididamente o ponto da solidariedade com as lutas do povo colombiano em suas agendas políticas”.

Até o momento, é esperada uma delegação de ao menos 150 pessoas se desloquem do Brasil para o Uruguai para participar do II Fórum pela Paz na Colômbia, entre brasileiros, colombianos e outros estrangeiros residentes no país, com representatividade de diversos setores como movimento negro, de mulheres, jovens, estudantis, sindical, camponês, partidário, entre outros.

Mais informação em http://forumpelapaznacolombia.blogspot.com.br/p/ii-forum-pela-paz-na-colombia.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.