Brasil é o país com mais mortes de gestantes pela covid-19

Ao todo, 1.860 casos da doença foram notificados em gravidez até o último dia 14 de julho

Foto: Ana Nascimento/MDS/Portal Brasil/Arquivo

O Brasil já soma 200 mulheres que morreram gestantes ou no pós-parto, diagnosticadas com a covid-19. O número faz o país registrar o maior número de morte de gestantes no mundo.

Ao todo, são ao menos 1.860 casos da doença notificados nesse grupo de mulheres no país até o último dia 14. Segundo especialistas, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) poderia reduzir esses números. Pesquisa feita por obstetras e enfermeiras de 12 institutos e universidades, revela que até junho o Brasil tinha 77% das mortes de gestantes em todo o mundo.

“Apesar da gente chegar com o pré-natal para grande maioria das mulheres no Brasil, ainda dificuldade na qualidade desse atendimento, que se intensificou durante a pandemia. A nossa base de dados fala sobre mortes de síndrome respiratória aguda grave, e parte dessas mulheres que morreram, nem tiveram acesso à UTI”, afirma a obstetriz Mariane de Oliveira Menezes, em entrevista ao repórter Jô Miyagui, da TVT.

Mulheres negras

A obstetra explica que a gravidez reduz a imunidade da mulher, deixando mais suscetível a doenças. Entretanto, a situação é ainda pior para a mulher negra, pois quando elas dão entrada nos hospitais, chegam em piores condições que as brancas.

“A gente vê que o racismo estrutural permeia tudo isso. Há uma dificuldade da mulher preta ao serviço de saúde. O uso de respirador foi necessário em 14,9% das mulheres pretas e 7,3%, das mulheres brancas. É o dobro. O que também refletiu numa mortalidade maior para as negras”, diz Débora de Souza Santos, professora de Enfermagem na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As pesquisadoras afirmam que o poder público deveria investir muito mais no sistema único de saúde, e que o SUS poderia ser melhor utilizado para combater o coronavírus e evitar tantas mortes. “A gente tem o SUS nas nossas mãos, que é uma ferramenta incrível, mas não tem toda a estrutura financeira necessária para funcionar direito e falha em várias etapas”, lamenta Mariane.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.