A 32ª edição da Feira Internacional do Livro de Havana (FILH) será realizada de 8 a 18 de fevereiro do próximo ano em sua versão capital, e durante o mês de março nas demais províncias do país, anunciou o Instituto Cubano do Livro (ICL) em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
Com a premissa do Herói Nacional de Cuba, José Martí, Ler é Crescer, o evento literário prestará homenagem aos intelectuais Isabel Monal, filósofa, pesquisadora, Prêmio Nacional de Ciências Sociais e Humanísticas (1998), e Francisco López Sacha, escritor e professor de arte de destaque.
O país convidado de honra será a República Federativa do Brasil, sua primeira participação foi em 2005.
Sob o tema Ler é construir identidade, o objetivo é promover a leitura como uma das principais atividades para a formação da consciência individual e coletiva e do autêntico pensamento crítico.
O festival de literatura e artes mais uma vez percorrerá o país com seus livros, música, artes cênicas e visuais, tornando-se o evento cultural mais importante organizado pela nação antilhana durante o ano, declarou Juan Rodríguez Cabrera, presidente do ICL.
De acordo com os organizadores, há muitas instituições culturais brasileiras envolvidas que já estão trabalhando para o sucesso dessa atividade que coroa a atual relação bilateral e fortalece os laços históricos, culturais, políticos e afetivos entre os dois países, disse Mario de Araújo, Conselheiro Cultural da Embaixada do Brasil em Cuba.
Como parte da celebração, o programa teórico-cultural da feira incluirá espaços como o evento de publicações em série e mídia digital, o Encontro de Jovens Escritores da Ibero-América e o Encontro de Promotores de Poesia.
A Feira Internacional do Livro será realizada em Havana em seu local habitual no Parque Histórico Militar Morro-Cabaña e em outros sub-sites da capital.
(Com informações da Prensa Latina)
Sou escritora e estarei em Cuba de 18 a 04 de fevereiro de 2024. Por favor, informem quais institutos brasileiros estarão presentes no evento literário e endereço ? Gostaria muito de participar deste grandioso evento mundial de literatura.
Sugermimos se comunicar com o Consulado Cubano no Brasil. Com o embaixador Pedro Monzón Barata. Pode solicitar o contato através do número de whatsapp da nossa Cooperativa.