Bolsonaro volta a criticar medidas de isolamento e diz que Brasil vai exportar vacina

Presidente não informa quando nem como, mas diz que exportação do imunizante será motivo de orgulho para os brasileiros

Imagem: Reprodução/Captura de tela a partir da publicação da jornalista Dagmara Spautz.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (22) que, em breve, o Brasil vai começar a fabricar e exportar vacinas contra o novo coronavírus. A afirmação, feita desacompanhada de qualquer detalhe ou informação que comprove a expectativa, vem logo após a divulgação de uma carta de empresários e profissionais do setor financeiro, que traz duras críticas ao governo federal e pede um aumento no ritmo de vacinação da população brasileira.

Na mesma oportunidade – um evento em Brasília para assinatura do decreto que regulamenta o novo Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), o presidente voltou a criticar as medidas de isolamento para conter a pandemia e a elogiar a condução do ministério da Saúde pelo genral Eduardo Pazuello, que já teve sua saída do cargo anunciada, mas não concretizada.

“O Brasil vai, brevemente, fabricar a vacina e exportar. Há pouco, tínhamos a tecnologia do IFA [insumo farmacêutico ativo], perdemos a tecnologia por descaso. Estamos recuperando isso e, daqui a poucos meses, teremos o IFA no Brasil e seremos exportadores de vacina, um orgulho para nós. Vamos destruir o vírus, e não atacar o governo”, afirmou.

Apesar da intenção anunciada por Bolsonaro, até esta segunda, apenas 16 milhões de doses de vacina foram aplicadas nos brasileiros. isso significa que somente 1,97% da população foi imunizada com as duas doses necessárias, e 5,61% receberam a primeira dose.

Sobre as medidas de incentivo ao isolamento social, praticadas por governadores e prefeitos, ele disse: “Lamento as mortes, por qualquer motivo. Não sabemos quando isso vai acabar, vamos ficar fechados até quando? (…) Se ficarmos 30 dias [em lockdown] fosse acabar com o vírus, eu topo, mas sabemos que não vai acabar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.