Jair Bolsonaro foi às redes sociais na manhã de segunda-feira (5) para reafimar a polêmica declaração em que disse que “passar fome no Brasil é uma grande mentira”.
Prefaciando com o versículo João 8:32 da Bíblia – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” -, Bolsonaro cita dados do Bolsa Família, BPC e Aposentadoria Rural que, segundo ele, somados geram “R$ 200 bilhões que vão para o bolso dos mais pobres”.
“Logo, se você entender a fome como sistêmica e endêmica, o Brasil não a tem. Osmar Terra, Min da Cidadania”, tuitou Bolsonaro, referindo-se à declaração do ministro Osmar Terra.
Polêmica
Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto no dia 19 de julho, Bolsonaro disse que não existe fome no Brasil porque o país é “rico para qualquer plantio”. O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014 devido a uma série de políticas públicas, mas esse índice ainda não foi zerado.
“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, declarou.
Três dias depois, Osmar Terra saiu em defesa de Bolsonaro, dizendo que “problema grave no Brasil é a obesidade e não a fome”.
Sobre a frase de Bolsonaro, o ministro considera que ele fez uma avaliação correta a respeito do tema. Terra disse ainda que grupos tentam “botar no colo do governo o aumento da fome” no país.