Retrospectiva: Bolsonaro leu na Bíblia que não existe fome no Brasil

Foto: Rogerio Melo/PR.

Jair Bolsonaro foi às redes sociais na manhã de segunda-feira (5) para reafimar a polêmica declaração em que disse que “passar fome no Brasil é uma grande mentira”.

Prefaciando com o versículo João 8:32 da Bíblia – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” -, Bolsonaro cita dados do Bolsa Família, BPC e Aposentadoria Rural que, segundo ele, somados geram “R$ 200 bilhões que vão para o bolso dos mais pobres”.

“Logo, se você entender a fome como sistêmica e endêmica, o Brasil não a tem. Osmar Terra, Min da Cidadania”, tuitou Bolsonaro, referindo-se à declaração do ministro Osmar Terra.

Polêmica
Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto no dia 19 de julho, Bolsonaro disse que não existe fome no Brasil porque o país é “rico para qualquer plantio”. O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014 devido a uma série de políticas públicas, mas esse índice ainda não foi zerado.

“O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, declarou.

Três dias depois, Osmar Terra saiu em defesa de Bolsonaro, dizendo que “problema grave no Brasil é a obesidade e não a fome”.

Sobre a frase de Bolsonaro, o ministro considera que ele fez uma avaliação correta a respeito do tema. Terra disse ainda que grupos tentam “botar no colo do governo o aumento da fome” no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.