Por Cida de Oliveira.
São Paulo – Pela primeira vez desde que assumiu a Presidência, Jair Bolsonaro (sem partido) deu uma ideia que agradou ambientalistas: “Confiná-los na Amazônia”. Integrantes das organizações que trabalham por políticas e práticas para o combate e a adaptação à mudança do clima – que compõem o Observatório do Clima – se anteciparam em informar ao presidente o local onde gostariam de ficar por um longo período. “E vocês, pra onde iriam???”, questiona a coalização às dezenas de milhares de seguidores.
No dia 05, durante o anúncio de projeto de lei do Executivo que permite a exploração de petróleo e gás, além da geração de energia elétrica em terras indígenas, Bolsonaro disse que “o grande passo” depende do Parlamento.“Vão sofrer pressão dos ambientalistas. Esse pessoal do meio ambiente. Se um dia eu puder, eu confino-os na Amazônia, já que eles gostam tanto do meio ambiente, e deixem de atrapalhar os amazônidas aqui de dentro das áreas urbanas.”
O projeto do Executivo foi protocolado na Câmara.
Em resposta a Bolsonaro, o pessoal do Observatório afirmou que gostaria de ser confinado no arquipélago de Anavilhanas, Alto Rio Negro, Monte Roraima e nas Corredeiras do Tapajós. Sem demora, diversas outras pessoas apresentaram suas sugestões para confinamento.
Confira algumas delas:
Amando muito a ideia!
Bolsonaro vai bancar o maior evento ambientalista brasileiro no bioma mais emblemático do mundo!!!
Tomara que não desista…
São Gabriel tá ganhando, @obsclima? É meu voto!!!#confinaeu https://t.co/wsAfwLnTKl— Frida (@GataFrida) February 6, 2020
#confinaeu#bolsonaro
Que planto floresta
? pic.twitter.com/v88k6qZ5sU— LETICIA LEITE (@LETILEITE) February 6, 2020
Ao anunciar o PL que autoriza a mineração e geração de energia elétrica em terras indígenas, @jairbolsonaro afirmou que se pudesse confinaria o “pessoal do meio ambiente” na Amazônia. A gente gostou da ideia, e vocês pra onde iriam??? #confinaeu pic.twitter.com/jyya9YVoxS
— Observatório do Clima (@obsclima) February 6, 2020