Jair Bolsonaro não entendeu o impacto da medida de retaliação ao Brasil anunciado por Donald Trump pelo Twitter na manhã desta segunda-feira (2). Trump resolveu retomar as tarifas sobre o aço e o alumínio brasileiros para retaliar a desvalorização “maciça” do real frente ao dólar promovida pelo governo brasileiro.
“Vou conversar com o Paulo Guedes. Se for o caso, ligo para o Trump. Tenho um canal aberto com ele”, disse, sobre consultar o “posto Ipiranga” que ocupa o Ministério da Economia.
– Quebra-queixo, 02/dezembro.
– Saída do Alvorada. pic.twitter.com/kMkG74WwP7— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 2, 2019
Bolsonaro ainda se esquivou do assunto para ter que evitar um recuo em suas declarações. “Converso com o Paulo Guedes e depois dou a resposta. Para não ter de recuar, tá ok?”, disse aos jornalistas.
Pelo Twitter, o presidente estadunidense anunciou o aumento das tarifas de todo aço e alumínio importado do Brasil e da Argentina como retaliação à desvalorização “maciça” de suas moedas frente ao dólar.
Segundo Trump, a desvalorização do real e do peso argentina não é bom para os agricultores estadunidenses, levantando a barreira protecionista contra os governos Bolsonaro e Maurício Macri.
“Brasil e Argentina têm provocado uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas em todo aço e alumínio enviado para os EUA a partir desses países”, tuitou.
Brazil and Argentina have been presiding over a massive devaluation of their currencies. which is not good for our farmers. Therefore, effective immediately, I will restore the Tariffs on all Steel & Aluminum that is shipped into the U.S. from those countries. The Federal….
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 2, 2019