Compartilhe e Participe do ATO PÚBLICO CONTRA O CORTE DE VAGAS DE PERÍODO INTEGRAL NOS CEIS no dia 11 de dezembro (quinta-feira), às 15 horas, na praça da Prefeitura.
RETROCESSO NA EDUCAÇÃO: A Prefeitura de Blumenau está cortando as vagas de período integral para as crianças de quatro e cinco anos que frequentam os Centros de Educação Infantil. Um verdadeiro retrocesso.
A medida adotada prevê que, a partir do ano que vem (2015), as crianças de cinco anos terão apenas quatro horas diárias de atendimento nos CEIs, regra que valerá também para as crianças de quatro anos a partir de 2016.
Enquanto o Plano Nacional de Educação (PNE) tem como estratégia estimular o acesso à EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL, para todas as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Prefeitura de Blumenau faz o contrário.
A norma que trouxe as novas diretrizes e obrigações sobre a Educação Básica Obrigatória foi editada em 2009 (Emenda Constitucional nº 59). A cidade teve tempo suficiente para planejar a criação de novas vagas necessárias para atender a nossa comunidade, sem prejudicar as crianças, pais e mães trabalhadoras.
Reduzir o tempo de permanência das crianças nos CEIs não é o melhor caminho.
Retrocesso na Educação, Não!
…
Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (SINTRASEB);
Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (SINDETRANSCOL);
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário Blumenau;
Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Blumenau (SITICOM);
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Vidros, Cristais e Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana de Blumenau (SINDICRIP);
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e Serviços Gráficos de Blumenau e Região (SINDGRAF);
Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (SINSEPES).