Por Emanuelle Marques.
Você já ouviu falar de uma biblioteca digital com mais de quatro mil obras produzidas apenas por autores catarinenses desde o século XIX? Ela existe e está disponível ao público no Portal Catarina, criado através de uma parceria de três grupos de pesquisa da UFSC: o Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos (Lapesd), vinculado ao Centro Tecnológico, o Núcleo de Literatura e Memória (nuLIME), e o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (nuPILL), ligados ao Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas. No portal, que conta com 323 escritores cadastrados, o leitor tem acesso a 2.591 arquivos e 4.456 documentos digitalizados.
Idealizado pelo autor Lauro Junkes, o projeto disponibiliza edições preciosas de obras como o jornal O Moleque, escrito por Cruz e Sousa no ano de 1884, contos do escritor Lauro Junkes, produzidos entre 1976 e 1999, e a biografia de Franklin Cascaes, de autoria de Raimundo Caruso.
O portal recebeu apoio do CNPq em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), através do programa de grupos de pesquisa de excelência. O objetivo da proposta é divulgar esse acervo literário produzido ao longo dos três últimos séculos em Santa Catarina a estudantes do ensino fundamental e médio, além de universitários, professores e pesquisadores interessados no assunto.
O banco de dados é atualizado pelo nuPILL com a inclusão de novas obras, autores e a correção de dados e informações. Desta forma, os internautas podem enviar dúvidas, críticas e sugestões que acharem necessárias para o endereço: [email protected].
Para os interessados em conhecer as produções literárias de escritores de todo país, a biblioteca literária brasileira também está disponível para navegação.
Fonte: UFSC. Online.