Ler desenvolve a imaginação, traz conhecimento, estimula a criatividade, a capacidade de escrever e de se concentrar, além de proporcionar momentos de lazer, diversão e muita emoção. E essas são apenas algumas das vantagens que a leitura proporciona.
E é com a missão de despertar o amor pelos livros em novos leitores, que a BiblioBike realiza entre maio e junho, o “Circuito BiblioBike: Despertando novos Leitores”, uma circulação que passa por 10 cidades do Oeste Catarinense.
Nesta quarta-feira (3), a BiblioBike estaciona na EEB Professora Sônia De Oliveira Zani, em Chapecó, para realizar quatro intervenções literárias, nas quais são realizadas mediação de leitura, contação de histórias e o público tem a oportunidade de conhecer os mais de 300 livros do acervo da biblioteca itinerante.
O projeto já passou por Palmitos, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Pinhalzinho, Guatambu, Itá, Paial, Saudades e São Carlos.
Os participantes também receberão o Diário do Leitor BiblioBike, uma ferramenta para desafiá-los a seguir desbravando o mundo dos livros, instigando-os a percorrer um caminho de descobertas pela leitura e a frequentar a biblioteca de sua escola ou cidade.
A mediadora de leitura e idealizadora da BiblioBike, Camila Miotto, destaca que o projeto nasceu com o objetivo de contribuir para que o amor pelos livros seja disseminado e que as pessoas tenham acesso ao livro de uma maneira diferenciada, modificando a experiência vivida entre leitor, livros e histórias. “A BiblioBike é ativa, alegre, democrática e participativa, acolhendo as necessidades do leitor”, salienta.
O “Circuito BiblioBike: Despertando novos Leitores” é um projeto contemplado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), instituído pela Lei N 8.313/91, também conhecida por “Lei Federal de Incentivo à Cultura” ou “Lei Rouanet” e conta com o patrocínio das empresas Foz do Chapecó e Gelnex.
8 anos de BiblioBike
Criada em Chapecó, a BiblioBike iniciou seus trabalhos no final de 2016, e desde então vem desenvolvendo ações que contribuem para a prática da leitura, seja no ambiente escolar ou familiar.
As ações de mediação de leitura são realizadas em escolas, praças e parques e já atingiram aproximadamente 40 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. A BiblioBike já percorreu mais de 55 cidades de Santa Catarina, em mais de 350 intervenções.
Você pode acompanhar as ações e projetos pelo Instagram @bibliobike e no Canal Youtube.com/BiblioBike.