Pessoas de todo o Brasil relataram neste sábado (04) a ocorrência de um estranho som no céu. Com registros em vídeo e mensagens, de diversas regiões do país, muita gente passou a falar do ‘barulho no céu’, que se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter.
Com a dramática situação da pandemia, o tom apocalíptico ganhou fácil o coração das pessoas. Mas na verdade, o fenômeno é meteorológico e pode estar, de fato, indiretamente relacionado ao coronavírus – pois ele colocou muita gente pra dentro de casa, acabando com rotas aéreas, reduzindo a quantidade de veículos nas ruas, o que influenciou na diminuição dos gases poluentes presentes na atmosfera.
Segundo a professora Bruna Ignaczuk, em entrevista ao BHAZ, ‘O som ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica. Como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão”, explica. Bruna explica que o fenômeno é natural, porém raro, e que seu primeiro registro audível ocorreu em 2012, na Rússia.
Dessa forma, a evasão poderia estar ocorrendo por meio de buracos na camada de ozônio, e também pela devida (ausência da) influência humana. “Pode ser que com menos funcionamento da indústria, uma quantidade menor de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases”.
Confira abaixo alguns destaques:
É, enfim, eu realmente pensei q 2020 iria ser um ano diferente, mas não nesse sentido #barulhonoceu pic.twitter.com/3LSRm8tLXk
— Iago Major (@iagomajor) April 4, 2020
vou postar na tag pra galera ver e não riem da minha reação eu tava em shok kkkk#barulhonoceu pic.twitter.com/VSOonMGKDU
— cristopher (@ocriseduardo) April 4, 2020
—