Está prestes a começar uma série de eventos que propõe conectar músicos independentes dos quatro cantos de Santa Catarina. É o projeto “Recorte – Palhoça na Estrada”, que promete movimentar as estradas catarinenses levando shows e integração cultural para 10 municípios diferentes. A iniciativa une as bandas palhocenses Yaju e os Hipertensos, Soul Ceam e Akanoá. O primeiro evento é no dia 17 deste mês, em São José.
“Recorte – Palhoça na Estrada” será dividido em 10 shows, com prioridade à entrada gratuita, além de bate-papos sobre o cenário musical independente. A programação começa em fevereiro e seguirá até meados de junho.
Segundo a organização do projeto, “o objetivo é divulgar um recorte da produção sonora que está sendo desenvolvida no município, bem como defender e ampliar a visibilidade da arte palhocense a nível estadual e possibilitar a criação de canais de intercâmbio entre as diferentes realidades de expressão artística do estado”, destaca em nota.
Por sua relevância para a cultura estadual, o projeto é viabilizado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Bandas de Palhoça
Uma das raízes do projeto é a banda Soul Cream, formada por Dierre Pichorz (guitarra e vocal), Jorge Kloppel (baixo) e Oliver Silvestre (bateria). O trio cria um som original que mistura R’n’B, rock, funk, soul e blues. Essa essência já foi apresentada em eventos importantes como: Festival da UFSC, Festival da Canção Entre Rios, em Rio do Sul, na Maratona Cultural de Florianópolis e na 9ª Semana do Rock Catarinense. Além disso, eles acabaram de lançar o EP “Samsara”, que ganhou manchetes na mídia, além de duas live sessions e um EP de releituras.
Formada em 2018, a Akanoá vem colecionando lançamentos e shows em espaços considerados relevantes para o cenário local. Entre os trabalhos gravados estão os EPs “Uma ideia nesse mundo”, “Projeto” e uma live session do coletivo A Bolha. Formada por Anderson Oliveira (baixo), Caetano Cainã (bateria), João Thibes (vocal) e Matheus Barbi (guitarra), a banda segue trabalhando na produção do primeiro álbum.
A outra banda surgiu de um contexto diferente. Depois de lançar o EP “Years Before The Bad Times”, o cantor Yaju decidiu expandir seus horizontes e se unir a amigos para criar novas músicas e reinterpretar as antigas. Dessa forma, Oliver Silvestre assumiu a bateria, Dierre Pichorz incorporou o baixo e Thiago Santos passou a comandar a guitarra. Juntos, eles tocaram na 9ª Semana do Rock Catarinense e gravaram uma live session produzida pelo coletivo A Bolha.
Programação: ‘Recorte – Palhoça na Estrada’
-
17/02 – Espaço Recanto, em São José;
-
15/03 – Outro Selo, em Laguna;
-
16/03 – Criciúma – (local a confirmar);
-
17/03 – Bate-papo em Criciúma;
-
12/04 – Célula Showcase, em Florianópolis;
-
13/04 – Hillbilly, em Lages;
-
14/04 – Bate-papo em Lages;
-
17/05 – Box Club, em Blumenau;
-
18/05 – Fundação de Cultura de Rio do Sul;
-
19/05 – Bate-papo em Rio do Sul;
-
07/06 – Jardim Elétrico, em Balneário Camboriú;
-
08/06 – Sinners, em Jaraguá do Sul;
-
09/06 – Bate-papo em Jaraguá do Sul;
-
Encerramento em Palhoça, com data a confirmar.
Serviço:
Projeto ‘Recorte – Palhoça na Estrada’ anuncia eventos em 10 cidades catarinenses
Quando: de fevereiro a junho deste ano.
Onde: nas cidades de São José, Laguna, Criciúma, Florianópolis, Lages, Blumenau, Rio do Sul, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul.