Em assembleia, realizada na noite de quinta-feira, dia 12, a categoria bancária da base de Florianópolis e Região aprovou o início da greve a partir do dia 19 de setembro. Os mais de 150 bancários e bancárias que participaram da assembleia aprovaram por imensa maioria (duas abstenções) a paralisação por tempo indeterminado. A categoria vai cruzar os braços em todo país.
Na última rodada de negociação, realizada no dia 5 de setembro, a FENABAN apresentou apenas o índice de reajuste de 6,1%. Esse reajuste não representa nenhum aumento real sobre salário e demais verbas dos bancários, nem atende os anseios da categoria. As reivindicações de melhores condições de trabalho e atendimento, com o fim das demissões, das terceirizações e mais contratações, combate as práticas que provocam adoecimento dos trabalhadores, como o assédio moral e pressão pelo cumprimento de metas absurdas, mais segurança nas agências, com medidas de prevenção a assaltos e sequestros, não tiveram propostas dos bancos.
No dia 18 de setembro, quarta-feira, às 18h, está marcada uma assembleia organizativa, no auditório do Floph Hotel, mesmo local da assembleia de deliberação de greve. A presença do bancários nessa assembleia organizativa é muito importante para traçar as estratégias e planos para esse inicio de campanha. Venha, participe e assuma a responsabilidade de lutar pelos seus direitos.
Foto: Osíris Duarte
Fonte: SECOM SEEB Floripa.