Bacia do Rio Formoso (TO) pede socorro

Movimentos sociais pedem fim da captação de água pelo agronegócio durante a seca; Situação coloca em risco a vida de povos indígenas e comunidades tradicionais

Por Assessoria de Comunicação do CIMI.

De olho na forte estiagem que assola o Tocantins, mais de 50 organizações, movimentos e pastorais sociais protocolam na quinta-feira (3) uma nota destinada à doutora Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, do Tribunal de Justiça do Estado, solicitando que reverta sua decisão sobre a continuidade da captação de água na Bacia do Rio Formoso por parte de produtores rurais da região. O Conselho Indigenista Missionário – Regional GO/TO assina o documento.

A retirada de água prejudica as comunidades indígenas, ribeirinhas e agricultores familiares que dependem dos rios para sobreviver. De acordo com as entidades signatárias, “a população local acaba por ficar invisível neste processo e sem voz, pois vive com medo de fazer qualquer denúncia aos órgãos do Estado. Resta-lhes somente assumir o sofrimento dos seus familiares que são acometidos de várias doenças”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.