Um avião com 177 pessoas a bordo saiu da pista e acabou se partindo em três ao aterrissar nesta quarta-feira (05/02) num aeroporto de Istambul, na Turquia. Segundo autoridades turcas, o acidente deixou dezenas de feridos, mas ninguém morreu.
O Boeing 737 operado pela companhia aérea de baixo custo Pegasus Airlines havia voado para o aeroporto internacional Sabiha Gökçen a partir da cidade portuária de Esmirna, no oeste do país.
Aparentemente o avião derrapou na pista ao aterrissar devido às condições meteorológicas ruins, em meio à chuva e os ventos fortes que afetam a maior cidade da Turquia. A emissora NTV informou que parte da aeronave pegou fogo após derrapar, mas o incêndio foi logo apagado.
“De acordo com as informações que temos, foi um pouso difícil. O acidente ocorreu depois que [o avião] não conseguiu desacelerar e caiu sobre um campo no fim da pista”, disse o ministro turco dos Transportes e Infraestrutura, Mehmet Cahit Turhan, citado pela agência de notícias Anadolu.
Em fotos e vídeos divulgados pela imprensa turca, é possível ver os graves danos à fuselagem do avião, cujo nariz ficou completamente esmagado e a cauda se partiu. Imagens transmitidas ao vivo pela televisão turca mostram vários passageiros escalando uma das fendas que se abriram e escapando por uma das asas na parte traseira da aeronave. Equipes de resgate ajudaram a retirar os demais passageiros.
O governador de Istambul, Ali Yerlikaya, afirmou que ao menos 52 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas. O avião transportava 171 passageiros e seis tripulantes. O aeroporto Sabiha Gökçen foi fechado, e todos os voos, desviados para o principal aeroporto de Istambul, na parte europeia da cidade.
O acidente ocorre apenas um mês depois de outro avião da Pegasus Airlines ter derrapado na pista no mesmo aeroporto, também devido ao mau tempo, em 7 de janeiro. Nenhum dos 164 ocupantes morreu, e todos foram retirados da aeronave em segurança.