Segundo o Corpo de Bombeiros, o autor do ataque ao Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas (RS), é um jovem de 16 anos. Ele teria entrado na escola com uma machadinha e um galão de gasolina, atacado seis alunos e fugido. Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Charqueadas, um menino de 12 anos já recebeu alta.
Entre os feridos, estão quatro meninos e duas meninas. Inicialmente, havia sido informado que uma professora havia sido atacada, mas novas informações dão conta de que um professor tentou conter o jovem, mas não foi ferido. Os dois casos mais graves foram das duas meninas, mas nenhuma delas corre risco de vida, segundo o hospital.
Segundo a Rádio Gaúcha, um dos jovens atacados já recebeu alta. Nicolas, de 12 anos, foi golpeado nas costas pela machadinha, mas não teve grandes complicações.
O autor do ataque tentou incendiar uma das salas da escola, mas foi contido por um funcionário do instituto. Ainda não há confirmação se o jovem, que fugiu pulando o muro, era aluno da instituição. O circuito interno de câmeras está sendo acionado e a polícia faz buscas na região.
O caso de Charqueadas relembra a tragédia de Suzano, em março, na qual dois ex-alunos da Escola Estadual Raul Brasil entraram na instituição com armas e uma besta (uma espécie de arco e flecha). O episódio resultou na morte de dez pessoas, entre alunos, funcionários da escola, um parente de aluno e os dois suspeitos. Segundo a polícia, o atirador mais jovem matou o comparsa e logo em seguida cometeu suicídio. Ambos eram ex-alunos da escola, teriam sido motivados por fóruns da deep web e chegaram a planejar um estupro coletivo para “deixar o crime inesquecível”.
Ataque no Instituto Estadual Educacional Assis Chateubriand, em Charqueadas. Jovem entrou no local com uma machadinha e atingiu alunos e funcionários do instituto. Ele também estava com uma garrafa com um líquido inflamável. pic.twitter.com/SrG9HijOGw
— Diovana Dorneles (@diovanadorneles) August 21, 2019