Por Diego Mateus da Silva.
O DETER aprovou no último dia 30 o aumento de praticamente 10% nas tarifas cobradas no sistema intermunicipal, vigorando já a partir dedomingo . As empresas aproveitaram a introdução de ônibus articulados no sistema para reduzir consideravelmente o quadro de horários de suas linhas, sendo que em vários horários no pico da manhã, os ônibus deixam passageiros esperando no ponto devido à lotação. Eu utilizo a linha Bairro Ipiranga (Empresa Biguaçu) e todos os dias, no pico das 7h, vejo isso.
Ou seja, além de reduzirem a qualidade do transporte, os caras aumentam a tarifa da noite pro dia em um percentual muito acima da inflação, simplesmente inaceitável!
Apesar de (infelizmente) os ajustes nas linhas intermunicipais não terem tanta visibilidade quanto os aumentos da Prefeitura, ele afeta muitas pessoas que moram nas cidades do entorno e realizam suas atividades em Florianópolis. Acho que podemos aproveitar esse fato revoltante pra reacender as manifestações do movimento no TICEN, escancarando essa palhaçada para a população, inclusive com panfletos.