Confira o texto divulgado pela assessoria de imprensa:
“A Administração de São Miguel do Oeste anunciou, na tarde desta terça-feira (17), uma série de novas medidas de prevenção ao coronavírus, além das já tomadas. As providências foram definidas após reunião ampliada do Comitê de Crise, que contou também com a presença de representantes de entidades e exército.
As aulas em toda a rede municipal, inclusive creches, serão suspensas por 15 dias a partir de segunda-feira (23), embora a presença de alunos já seja facultativa a partir desta quarta-feira (18), sem prejuízo da frequência e conteúdos. A suspensão corresponde à antecipação do recesso escolar, e poderá ser prorrogada caso seja necessário.
O secretário de Educação, Paulo Drumm, recomenda que crianças com menos de 14 anos não fiquem sob os cuidados de pessoas com mais de 60 anos ou indivíduos de grupos de risco no período em que as aulas estejam suspensas. As atividades do programa Atleta na Escola e das Oficinas da Cultura também serão interrompidas a partir da próxima segunda.
A recomendação é para que a população só utilize os serviços presenciais em órgãos públicos, seja em áreas setoriais como a Saúde, ou administrativas, como a prefeitura, em casos realmente necessários. Sempre que possível, deve ser dado preferência a meios alternativos, como telefone, email, whatsapp e redes sociais.
O Comitê de Crise também deliberou pela antecipação da vacinação anual contra gripe para idosos e profissionais da Saúde, a partir da próxima segunda-feira (23), em área alternativa à Sala de Vacinas atual, na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel.
As consultas agendadas nas unidades de saúde serão todas adiadas, priorizando-se o atendimento a pacientes com sintomas respiratórios. O secretário de Saúde, Leonir Caron, pede a compreensão da população, a fim de que sejam evitadas aglomerações e, quem realmente precisar, consiga ser atendido. Já a validade de receitas de medicamentos de uso contínuo será automaticamente prorrogada, de seis meses para um ano.
O coordenador do Comitê de Crise do coronavírus, enfermeiro Marcos Bortolanza, da Vigilância Epidemiológica, solicita que, quem puder, permaneça em casa, evitando riscos de contaminação. Ele cita que a UPA 24h também não deve ser buscada para solicitação de exames. Informações podem ser solicitadas via telefone para as unidades de saúde, ou por meio do telefone 136, no Ministério da Saúde.
Pessoas que retornarem de viagens ao exterior ou dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro ou Bahia, devem ficar em isolamento domiciliar por sete dias, ou 14 caso apresentem sintomas respiratórios.
A médica infectologista, Priscila Garrido, explica que o sistema de saúde está preparado para bem atender a quem precisar, mas é necessário o bom senso e colaboração da população. “As pessoas precisam manter-se calmas, e procurar atendimento médico somente quando realmente for necessário, para que diminuam os riscos de contaminação em ambientes públicos, postos de saúde, UPA e hospitais”, salienta.
Representantes de entidades também colocaram-se à disposição para atuarem como parceiros na tomada das medidas necessárias e disseminação das informações corretas. Acismo e CDL irão orientar empresas associadas a manterem o atendimento, mas adotar o home-office (trabalho remoto) nos casos possíveis, adiantar férias ou compensar de horas para funcionários que tenham esta possibilidade”.