Audiência pública debaterá curso de medicina e futuro da UFSC em Joinville

    O Movimento Mais Universidade Pública recebeu uma boa notícia nesta quarta-feira (3), em reunião realizada no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Joinville. O deputado federal Pedro Uczai (PT), junto do diretor do campus, Diego Greff, informou que o governo federal quer implementar um curso de Medicina na cidade.

    Uma audiência pública para debater a criação do curso e o futuro da UFSC em Joinville será realizada no dia 2 de maio, às 16 horas. O local da audiência, que será promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, ainda será divulgado. O Movimento Mais Universidade estará presente e vai mobilizar a sociedade joinvilense.

    https://www.instagram.com/pedro.uczai/reel/C5T9T1hvW-u/

    “O governo federal decidiu expandir cursos de Medicina no Brasil e em Santa Catarina. Por isso, estamos articulando essa audiência para ouvir a comunidade sobre a necessidade e a importância de um curso de Medicina em Joinville”, afirmou o deputado Pedro Uczai.

    A reunião na UFSC contou com a participação de representantes do Movimento Mais Universidade, que reafirmaram a importância do curso de Medicina para a cidade.

    “Joinville passa por um processo de privatização dos hospitais públicos. E a população tem dificuldade de acessar os serviços básicos de saúde. Por isso, junto do curso de Medicina, seria muito importante para a cidade a construção de um hospital universitário”, afirmou Rhuan Carlos Fernandes, do Movimento Negro Maria Laura. “Não é somente sobre acesso à saúde, mas sobre um outro projeto de nação, onde não se lucra pela vida das pessoas”.

    Para Jane Becker, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville (Sinsej), a criação de um curso de Medicina vai ajudar a resolver o problema da falta de profissionais. “Nós temos uma carência muito grande de médicos na saúde pública, além da dificuldade de manutenção destes profissionais. A maioria é de fora, já que só temos um curso particular e com uma mensalidade cara. Com um curso público, a tendência é que os médicos formados fiquem aqui para atender a população”.

    Conclusão do campus e cursos de humanas

    A criação do curso de Medicina em Joinville foi uma demanda apresentada ao governo federal pelo Movimento Mais Universidade Pública em 2023. O movimento cadastrou três propostas na plataforma Brasil Participativo, sendo que uma delas era a criação do curso de Medicina e a construção de um hospital universitário.

    O movimento também solicitou a conclusão das obras do campus da UFSC, demanda que pode ser atendida com a implementação do curso de Medicina. Isso porque, segundo o deputado federal Pedro Uczai, o local pretendido para o novo curso é o campus próprio da universidade, na BR-101, que está com as obras paradas há mais de uma década.

    O movimento reivindica ainda a oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação na universidade e institutos federais de Joinville e região nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Licenciaturas. O deputado Pedro Uczai acredita que a implementação do curso de Medicina, acompanhada da conclusão das obras, vai permitir que esta outra demanda seja atendida futuramente.

    Sobre o Movimento Mais Universidade

    O movimento foi criado em maio de 2023 por militantes e acadêmicos que já vinham debatendo o tema há algum tempo. Em 2022, este grupo foi a Florianópolis conversar com a reitoria da UFSC para dialogar sobre a necessidade de ampliação da universidade em Joinville. Na ocasião, o reitor Irineu Manoel de Souza e a vice-reitora Joana Célia dos Passos receberam o grupo e acenaram positivamente para as demandas apresentadas. Desde então, o grupo tem feito a articulação em prol da ampliação da UFSC.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.