Atores entram em greve e paralisam Hollywood pela primeira vez em 60 anos

Sindicato anunciou o fracasso das negociações e exige que os estúdios compartilhem a riqueza e imponha limites para a Inteligência Artificial

Foto: Reprodução

Por Lucas Toth.

O sindicato dos atores de Hollywood aprovaram paralisação das atividades a partir da meia-noite desta quinta (13), no fuso horário de Los Angeles. A categoria exige aumento dos royalties pela exibição dos filmes e séries nos streamings e exigem limites para o uso da inteligência artificial.

A paralisação dos atores é a primeira em 43 anos. A categoria se junta à greve dos roteiristas, em andamento desde o início de maio.

São 160 mil artistas sindicalizados no Screen Actors Guild?American Federation of Television and Radio Artists (SAG-Aftra, em inglês). Com a decisão, o sindicato paralisa um mercado de US$134 bilhões (R$ 642,73 bilhões) em produções cinematográficas, entre filmes e séries.

Em entrevista coletiva, a direção do SAG-Aftra comunicou o fracasso nas negociações com os estúdio em relação, principalmente, aos salários, royalties advindos do streaming, os chamados “residuais”, e o uso de inteligência artificial.

“Todo o modelo de negócios foi mudado pelo streaming, pelo digital, pela IA. Se não agirmos agora, estaremos todos em perigo de sermos substituídos por máquinas”, disse a presidente do sindicato do SAG-Aftra, a atriz Fran Drescher – conhecida pela série “The Nany”.

“Os estúdios afirmam que estão perdendo dinheiro enquanto dão salários de centenas de milhões de dólares para seus CEOs. É ofensivo. Eles estão do lado errado da história”, disse em entrevista coletiva.

“Vocês [os estúdios] que compartilhem a riqueza, pois não podem existir sem a gente”, completou Drescher.A dupla greve coloca as produções de Hollywood em paralisação total pela primeira vez desde os anos 1960.

Em meio a greve dos roteiristas, as filmagens cujo roteiro já estava pronto puderam continuar com os trabalhos, tal como “Gladiador 2” e “Mortal Kombat”, enquanto projetos que estavam na fase de roteirização pararam, tais como, “The Last of Us” e “Blade Runner 2099”.

Agora, com a parada dos atores, no entanto, séries como “Stranger Things”, “Yellowjackets”, “The Handmaid’s Tale”, um spin-off de “Game of Thrones” e “Abbott Elementary” ficam suspenso, por ora.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.