*COLETIVO RJ MEMÓRIA, VERDADE e JUSTIÇA*
*INSTITUTO AUGUSTO BOAL***
*NO DIA INTERNACIONAL PELO DIREITO À VERDADE*
*SOBRE AS GRAVES VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS*
*promovem ATO PÚBLICO*
*Domingo – 24 de março de 2013 – das 16h às 18h30*
*Praça São Salvador, Laranjeiras, Rio de Janeiro***
*PRESENÇAS CONFIRMADAS:*
*atrizes e atores, músicas e músicos, *
*Grande Cia Brasileira de Mysterios e Novidades*
*integrantes da Comissão Nacional da Verdade*
*integrante da Comissão Estadual da Verdade RJ*
*várias organizações de Direitos Humanos ** *
* Verdade Já*
Em dezembro de 2010, a Assembléia Geral da ONU proclamou o dia *24 de março*como * **Dia Internacional pelo Direito à Verdade.*
Desde então, neste dia, em diversos países, manifestantes estarão unidos em uma só voz pelo Direito à Verdade sobre as graves violações dos direitos humanos, reafirmando a dignidade daqueles que foram atingidos pela violência de Estado.
Reconhecendo a importância de se divulgar a Verdade do que aconteceu e a Memória dos afetados pelas sistemáticas e brutais violações dos Direitos Humanos, poderemos pavimentar o caminho da justiça e do fortalecimento da democracia. Vamos juntos homenagear aqueles que dedicaram suas vidas para promover os Direitos Humanos, lembrar a luta dos que perderam suas vidas para criar um mundo mais justo.
As entidades e ativistas participantes do *COLETIVO RJ MEMÓRIA, VERDADE e JUSTIÇA*, em parceria com o *INSTITUTO AUGUSTO BOAL* farão um ato público no *domingo, dia 24 de março de 2013, das 16 às 18h30 h, na Praça São Salvador*, em Laranjeiras, Rio de Janeiro e convidam todas as organizações e pessoas sensíveis e comprometidas com os Direitos Humanos a participar deste evento.
O ato contará com a animação da Grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades, além da participação de artistas como Aderbal Freire Filho, Juliana Carneiro da Cunha, Marieta Severo, Clara de Andrade, Cecília Boal, Gustavo Guenzburger, Lino Amorim, Tecca Ferreira e outros, que se revezarão nas músicas e na leitura de depoimentos de sobreviventes da tortura.
Haverá pronunciamentos de representantes de entidades presentes, bem como de Maria Rita Kehl e Rosa Cardoso, da Comissão Nacional da Verdade, do professor Ricardo Rezende, do *Humanos Direitos,* e de Wadih Damous, presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro.
*Vamos juntos construir Memória, Verdade e Justiça,*
*Para que Nunca Mais aconteça!*