Quarta, 12 de agosto às 12:30.
Do jeito que tá, não dá!
A reitoria iniciou o semestre como se nada estivesse acontecendo e tudo na universidade estivesse normal. Mas a realidade é outra: RU, BU, secretarias de curso e diversos setores na universidade fechados. O cenário é grave, são vários estudantes que estão entrando na universidade agora e muitos outros que estão voltando para o início do semestre que enfrentarão muitas dificuldades para permanecer na UFSC.
Trabalhadores e estudantes da UFSC seguem desde junho lutando em defesa da Universidade Pública, contra os cortes no orçamento. As greves de servidores técnicos administrativos em educação e de docentes tornam a situação da universidade atípica, com o fechamento dos setores. Ou seja, não há normalidade na greve. Mesmo assim, a reitoria segue ignorando a situação.
Um dos eixos centrais da greve dos trabalhadores é pela recomposição do orçamento da educação, cujos cortes já chegam R$ 12 bilhões! E que já tem afetado gravemente a UFSC – com demissão de terceirizados, atraso de contas, diminuição do orçamento da pós-graduação, redução das bolsas PIBID, paralisação de obras e falta de materiais, redução do orçamento da política de assistência estudantil.
E a situação dos cortes também é ignorada pela reitoria. O papel de uma reitora nesse drástico cenário seria o de pressionar o MEC para que negocie com os trabalhadores e o Governo Federal para que recomponha as verbas e pare com esta política de precarização das universidades! Mas, por aqui a reitoria prefere fingir que tudo está normal!
Frente a este cenário só nos resta seguir lutando! Não podemos tolerar essa situação! Não aceitaremos os cortes! E não aceitaremos que a universidade siga fingindo que tudo está normal, e com isso prejudicando muitos estudantes! Por isso os docentes, os técnicos e os estudantes em luta reunidos no Comando Unificado de Greves estão chamando este ato.
Venha participar do nosso Almoço-Ato – Hoje o RU é na reitoria! E da Assembleia Geral Universitária! Construa essa luta conosco!
12h – Almoço –Ato: Hoje o RU é na Reitoria!
13:30 – Assembleia Geral Universitária
Local: Hall da reitoria!
Comando de Greve Unificado