Com 18 cursos realizados e mais de 3,9 mil educandos formados em Santa Catarina, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) completa 25 anos de existência em 16 de abril. Para celebrar a data, uma homenagem à ação executada pelo Incra, em parceria com movimentos sociais e sindicais e instituições de ensino, integrará Ato Público na próxima segunda-feira (17), às 15h, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis (SC).
O evento também remete ao Dia Internacional de Luta pela Terra e marca a abertura oficial da 10ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura), de 2 a 5 de maio, cuja temática será a defesa da natureza e da produção de alimento saudáveis. Na programação do evento serão realizadas diversas atividades nas Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Estado de Santa Catarina (Udesc) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em 2 de maio, a mesa “Memória e Projeção dos 25 anos do Pronera” abordará o histórico do programa no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, a partir das 18h30.
Histórico
O curso de alfabetização e escolarização (anos iniciais) de jovens e adultos (EJA) foi o primeiro realizado no estado, em 1999, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Foram 1,1 mil estudantes na primeira edição, sucedida por mais sete cursos do mesmo nível. No total, foram 3,4 mil alfabetizados e formados nos ensinos básico, fundamental e médio.
A agricultora do assentamento Treze de Novembro, em Abelardo Luz (SC), Amélia Kuhn, foi uma das educandas de EJA e conseguiu concluir o ensino médio aos 48 anos de idade. “Sou muito grata ao Pronera porque, para mim, foi uma oportunidade única de terminar meus estudos”, revela.
As formações prosseguiram com a realização de cursos técnicos em Agropecuária, com ênfase em Agroecologia, em duas edições (2004 e 2008), formando 61 pessoas. Em 2006, aconteceu a primeira pós-graduação: a Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvida na UFSC. No total, o Pronera formou 246 especialistas até a última edição da pós em Agroecossistemas, concluída em 2022.
Cinquenta mestres em Agroecossistemas pelo Centro de Ciências Agrárias da UFSC também devem sua formação ao programa. São pessoas provenientes de 14 estados que agora replicam em suas comunidades os conhecimentos adquiridos. “O Pronera sempre será o território do conhecimento, da cidadania e da resistência, por isso tenho muita honra e alegria em fazer parte dessa ação desde quando entrei no Incra”, conta a asseguradora do programa pela regional do instituto no estado, Jovania Muller.
Para os próximos anos, a expectativa é a realização de mais cursos, reforçando a parceria com as universidades e democratizando cada vez mais o acesso à educação ao público da reforma agrária, quilombolas e agricultores familiares.
Serviço
Ato Público dos 25 anos do Pronera em Santa Catarina
Dia: 17/04/23
Local: Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC)
Horário: 15h às 17h