Em 5 de novembro de 2011, num Ato Continental, em São Paulo, representantes do Brasil e mais 6 países, que reuniu mais de 600 pessoas, propuseram a criação de um Comite Continental pela Retirada Imediata das tropas da ONU do Haiti, e a organização de uma Jornada Continental no dia 1º Junho de 2012, data do 8º aniversário da intervenção da MINUSTAH.
Em 1 de junho de 2012, fará oito anos a presença da MINUSTAH no Haiti. Durante esses oito anos, esta força chamada estabilizadora tornou-se tristemente célebre por seus abusos contra o povo haitiano. Muitos casos de violações de direitos (estupro, roubo, violação do espaço universitário) são conhecidos por todos e foram amplamente denunciados por organizações de Direitos Humanos, por organizações sindicais e populares. A introdução da epidemia do cólera pela MINUSTAH veio agravar essa ferida. Mais de 7.000 foram mortos pelo cólera e mais de foram 500.000 infectados.
Em Santa Catarina fruto da delegação presente ao ato (SINTESPE, SINTECT, SINTRASEM, mandato do vereador BATISTTI) preparamos um ato durante o 11º Congresso da CUT/SC como parte integrante da Jornada Continental.
FORA AS TROPAS DA MINUSTAH DO HAITI! DILMA RETIRE OS SOLDADOS BRASILEIROS DO HAITI!
Data: 01 de junho
Horário: 18h30min |
CONVIDAM: Júlio Turra (Direção Nacional da CUT), Vereador Batistti (PT), MST/SC, Rosângela de Sousa- Lelê (Corrente O TRABALHO do PT), Maurino Silva (Vice-Presidente da CUT/SC), Bruce Marlon (JR-IRJ)
Fora de Haiti e de tuda terra que tem -e mereces ser respeitada- a sua livre soberania.