Atividades pelo Dia das Mulheres em SC lutarão por Sônia Livre

Sintespe.- Em um grito unificado por justiça e igualdade, a diretoria do SINTESPE se une à Central Única dos Trabalhadores de SC, Central à qual o Sindicato é filiado, para convidar todas as mulheres catarinenses a se unirem nas diversas atividades programadas para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Sob o tema central “Sônia Livre”, os atos exigirão a imediata libertação de Sônia Maria de Jesus, símbolo da luta contra a exploração e a injustiça. Em Santa Catarina acontecerão marchas, rodas de conversa, panfletagens e atos em diversas cidades (confira a lista de atividades programadas no fim da matéria).

Sônia Maria de Jesus, mulher negra e com deficiência auditiva, foi resgatada em condições análogas à escravidão em Florianópolis. Sônia foi retirada de sua casa entre os seus 8 e 9 anos, em São Paulo, e nunca mais viu sua família. Ela foi mantida em condições análogas à escravidão por mais de 40 anos na casa do desembargador Jorge Luiz Borba, sem escola, sem saúde e sem autonomia.

O caso expõe a face cruel da exploração no Brasil, onde mulheres como Sônia são submetidas a jornadas exaustivas, sem direitos e em condições degradantes. A luta por Sônia Livre é a luta por todas as mulheres que sofrem com a exploração e a violência no mundo do trabalho.

Estaremos nas ruas para defender pautas das mulheres trabalhadoras, como o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos, a implementação da Política Nacional de Cuidados, a efetivação da Lei da Igualdade Salarial, a defesa da democracia sem anistia para golpistas, o fim da violência contra as mulheres e o combate ao assédio em todas as suas formas.

A CUT-SC também confeccionou um leque que está sendo distribuído em todo o estado, reforçando a luta por Sônia Livre e pelas pautas das mulheres trabalhadoras. O leque é um símbolo da resistência e da união das mulheres na luta por seus direitos.

Confira a lista de atividades programadas em Santa Catarina:

BLUMENAU:
8 de março: 16h, Parque Ramiro, com cartazes, faixa, rodas conversa e batuque
25 de março: 14h às 17h, Auditório do Sintraseb, seminário promovido pelo Sintraseb por Sônia Livre e pelo fim das violências contra mulheres no mundo do trabalho

CAÇADOR:
7 de março: das 9h30 às 11h, na Avenida Largo Casanjure: Distribuição de material e diálogo com as mulheres.
10 de março: às 18h30, na Câmara de Vereadores: Uso da tribuna.
Ao longo do mês: Distribuição de material em alusão ao Dia Internacional da Mulher em todos os sindicatos Cutistas de Caçador.

CRICIÚMA
07/03, às 14h, “Direitos Previdenciários para as mulheres” – Sindicato dos Químicos

08/03 – Carreata partindo de Forquilhinha que percorrerá Criciúma e Içara, a partir das 08h30

08/03 – “Sarau Cirquinho do Revirado”.
Endereço: Rua Maria Quitéria, nº 35- bairro Nossa Senhora da Salete.
Horário : das 19h às 23h

15/03 – Apresentação do Projeto Envolver do Conselho Regional de psicologia na Praça Nereu Ramos a partir das 09h

CHAPECÓ:
8 de março: às 9h, na Praça Coronel Bertaso: Ato em defesa da mulher.

FLORIANÓPOLIS:
8 de março: das 10h às 13h, no Largo da Alfândega: Agitação feminista com oficinas, blocos de Carnaval e panfletagem.
10 de março: 18h, na Praça Tancredo Neves (em frente ao Tribunal de Justiça): MARCHA 8M 2025 – SÔNIA LIVRE! (Concentração a partir das 16h).

JARAGUÁ DO SUL:
8 de março: das 8h às 13h30, no Terminal Urbano, Praça Meia Lua, Praça Ângelo Piazera e outras áreas centrais: Diálogos e Panfletagem.
8 de março: das 13h30 às 18h, no CEU (Escola Jardim, Lenzi, Centro de Convivência e Cultura, CEU Manequinha): Participação nas atividades.
9 de março: Espetáculo ‘A Menina que Virou Lua’ (horário e local a definir).
15 de março: Ioga na Concha Acústica (horário a definir).
20 de março: das 15h40 às 17h30 e das 19h às 20h40, no Auditório do IFSC – Campus centro: Palestra no IFSC sobre “O trabalho análogo à escravidão e os danos à vida da mulher de várias maneiras & Caso Sônia Livre!”.
22 de março: das 14h às 17h, no Ornelas-Centro de Artes: Roda de conversa com a neta de Carolina Maria de Jesus.
23 de março: Oficina de Batucada (horário e local a definir).
28 de março: Inauguração da Biblioteca (horário e local a definir).

JOINVILLE:
8 de março: das 14h às 19h, na Praça da Estação/Praça Monte Castelo: Atividades com a temática Sônia Livre, encerrando com marcha.
14h: Roda de conversa com a temática Sônia Livre.
15h30: Espetáculo Teatral com Thuani.
16h: Apresentação Slam.
16h30: Apresentação musical com Yas.
17h: Início da concentração para a Marcha: oficina de cartazes com Maristela e momento para falas das mulheres e coletivos.
18h: Saída para a Marcha.
19h: Retorno à praça e momento cultural.
Para as crianças:
14h: Oficina de pintura.
15h30: Visita guiada pelo Museu da bicicleta
16h: Contação de histórias com Helena Müller

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.