No dia de hoje, quinta-feira, dia 18, e amanhã dia 19 de fevereiro, a cidade de Itapiranga/SC estará recebendo militantes de todo o país para participarem do“I Encontro Estadual dos Atingidos de Santa Catarina”.
Segundo Luis Dalla Costa, da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o encontro representa uma celebração histórica dos atingidos da região Sul e o fortalecimento da organização catarinense.“É um momento histórico para o MAB, onde reuniremos antigos lutadores da região da bacia do Rio Uruguai e plantaremos mais uma semente para o fortalecimento da luta estadual em Santa Catarina”, aponta Luis Dalla Costa.
O estado de Santa Catarina sempre foi muito importante na luta dos atingidos de todo o Brasil. Foi lá onde reuniões históricas decidiriam os rumos da organização da luta popular dos atingidos, como a que ocorreu no município de Concórdia, em meados de 1979, que marcou o lançamento da então chamada C.R.A.B., Comissão Regional de Atingidos por Barragens. “Outro momento digno de lembrança foi a reunião de comissões regionais realizada em 1987 na cidade de Chapecó/SC, na qual iria se organizar de forma nacional o Movimento dos Atingidos por Barragens. Santa Catarina sempre sediou momentos históricos para o MAB”, relembrou Dalla Costa.
A escolha do município de Itapiranga para sediar o encontro não se deu por acaso, a cidade em si representa um símbolo de resistência muito forte. Há anos, o povo luta contra uma barragem prevista para aquela região e que, por meio de muita resistência, até hoje não saiu do papel. O encontro segue neste dia 18 e 19 de fevereiro e contará com mesas, debates, noites culturais e atos políticos. Cerca de 200 atingidos são aguardados para o encontro.
Com informações de: MAB