Florianópolis ainda está se recuperando dos estragos provocados pelo vento da madrugada do último domingo, dia 4. As rajadas que chegaram a 118 km/h por hora pegaram muita gente desavisada. Hoje, dia 7, a EPAGRI/CIRAM liberou um novo alerta laranja para chuvas intensas, temporais isolados, descargas elétricas, ventania e granizo para a próxima madrugada. A área mais atingida deve ser o Norte do estado, mas é bom todo mundo ficar alerta (principalmente a gente, que vive no litoral, né?)
A previsão é que na quinta-feira, dia 8, aconteça chuva de moderada a forte em toda Santa Catarina, mas principalmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná. Nas demais regiões, o volume será menor – porém com possibilidade de ocorrerem raios, rajadas e ventos fortes e queda de granizo. O meteorologista Rogério Affonso Rezende, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), inclui a região da Grande Florianópolis no alerta – que prevê ventos de até 99 km/h.
Isso pode acontecer porque estão atuando dois sistemas meteorológicos no estado: um cavado (região de convergência de ventos) e uma corrente de jato (associada à forte instabilidade atmosférica).
Na sexta-feira, dia 9, o dia amanhece com céu mais limpo, porém a chuva deve voltar para todas as regiões no período da tarde e o risco de descargas elétricas e granizo continua. É possível que a chuva persista até sábado, 10, mas mais forte na madrugada e manhã. Neste dia, quem vive no Litoral deve ficar atento. A instabilidade deve se intensificar e formar um sistema de baixa pressão – mesmo caso do último domingo. Por isso, protejam-se e fiquem de olho às atualizações no site da Defesa Civil.
As recomendações para tempestade com raios, ventos fortes e granizo é se manter em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade. Em caso de alagamento, evite contato com a água e não dirija. Evite transitar em pontilhões e pontes e tome cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Vale lembrar os telefones para emergências: a linha da Desfesa Civil é 199 e a do Corpo de Bombeiros é 193.
—
Fonte: O Barato de Floripa.