Assembleia Geral da ONU aprova resolução da dívida soberana argentina

A Assembleia Geral da ONU aprovou a proposta de resolução da dívida soberana da Argentina com 136 votos a favor, nesta quinta-feira (10), em sua sede na cidade de Nova York.

UN-INTERFAITH/Assembleia Geral da ONU

Com 136 países a favor e 6 contra, o ONU aprovou uma resolução sobre a dívida argentina que regula a sua reestruturação, evitando batalhas judiciais, como por exemplo, a do país sul-americano contra os fundos abutres.

A resolução obteve o apoio dos países da América Latina, África e Ásia. Os países capitalistas mais ricos votaram como era o esperado: contra. Foram eles: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão e os mais “pobres” Canadá e Israel. Também foram registrados na votação 41 abstenções.

O ministro argentino da Economia, Axel Kicillof, disse que seu país “saúda a resolução” e afirmou que a “dívida externa se converteu para muitos países do mundo uma pesada carga que impede seu crescimento”. Segundo ele, esse acontecimento na ONU tem o objetivo de “conseguir um mundo muito melhor”.

A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríquez, que lembrou que os fundos abutres submeteram povos à miséria e à pobreza, festejou o resultado da votação: “Agradecemos a este foro multinacional, elogiamos o princípio da igualdade soberana do Estado”, afirmou.

Do Portal Vermelho, Humberto Alencar, com agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.