Assange é interrogado na embaixada do Equador em Londres

O fundador do site “Wikileaks”, Julian Assange, está sendo interrogado nesta segunda-feira na embaixada do Equador em Londres, aonde já chegou a representante da procuradoria sueca, Ingrid Isgren, com relação a um suposto crime sexual pelo qual o país escandinavo reivindica o ativista australiano.

O procurador equatoriano Wilson Toainga é o encarregado de tomar o depoimento de Assange, de 45 anos, com base em um questionário redigido pelo Ministério da Justiça da Suécia.

A procuradora Ingrid Isgren e a inspetora da polícia sueca Cecilia Redell estão presentes em diligências que estão sendo desenvolvidas em espanhol, com a assistência de tradutores especializados.

A chegada de Isgren esta manhã à embaixada equatoriana em Londres foi recebida por um grande grupo de jornalistas, câmeras e fotógrafos, para quem a procuradora sueca não fez qualquer declaração.

Assange, que rejeita as acusações, está asilado nesse edifício há mais de quatro anos, onde se refugiou ao término de um longo processo judicial no Reino Unido que decidiu em favor de sua extradição para a Suécia.

Em agosto, prescreveram três das quatro acusações sexuais pelas quais Estocolmo reivindica o ativista – duas de assédio sexual e uma de coerção ilegal -, após cinco anos desde que os fatos supostamente ocorreram.

A acusação mais grave, que o envolve em um estupro “em grau menor” contra uma jovem enquanto esta dormia, continua vigente até 2020.

O jornalista rejeita ser entregue ao país escandinavo pois teme que a Suécia eventualmente o extraditará aos Estados Unidos, onde poderia enfrentar um julgamento militar pelos milhares de vazamentos sobre questões de segurança do governo americano revelados pelo site “Wikileaks”.

O interrogatório na embaixada seria realizado inicialmente em 17 de outubro, mas foi adiado a pedido do próprio Assange, que alegou então “razões de garantias de proteção e defesa de sua pessoa” para adiar a reunião.

Foto: Daily Dot.

Fonte: Terra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.