Vários representantes da cultura estão visitando colégios para prestar solidariedade aos estudantes que ocupam mais de 200 escolas em todo o estado de São Paulo, contra a medida da privataria tucana do governo Alckmin em fechar 92 escolas da rede estadual de ensino.
Na última sexta-feira (27) a ocupação da Escola Estadual Caetano de Campos recebeu a visita do músico Tico Santa Cruz, fundador da banda Detonautas Rock Clube.
Entre as agendas de shows da banda ele aproveitou sua passagem pelo estado para conhecer a movimentação que tem sido conhecida como “Primavera dos Estudantes”. Enquanto os alunos apresentavam para o músico os espaços da instituição de ensino e comentavam da rotina da ocupação, que tem diversas aulas abertas, oficinas e debates, ele fez uma transmissão ao vivo na sua página pessoal do Facebook que teve mais de 250 mil visualizações.
O ator e escritor Gregório Duvivier, a cartunista Laerte Coutinho e o ator Pascoal da Conceição, conhecido pelo personagem Dr. Abobrinha, no programa Castelo Rá-Tim-Bum, estiveram presentes na Escola Estadual Fernão Dias Paes na última quarta-feira (25), no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, para conversar e dar apoio aos estudantes que ocupam o local desde o último dia 10. “Não se dobrem às ameaças e nem às negociações baratas”, reforçou Duvivier.
Laerte, que estudou na escola na década de 1960, destacou a importância da mobilização dos estudantes. “Este movimento é absolutamente empolgante e positivo, e está ensinando tanto para o Brasil nos dias de hoje…”, disse.
Duvivier alertou os estudantes para a natureza do embate, que ultrapassa a questão da repressão policial. “O meu medo é de vocês serem silenciados, como em geral são os movimentos no Brasil. E não só com porrada, mas com a mídia. São silenciados no campo da narrativa e isso é um perigo”, afirmou lembrando da cobertura duvidosa do jornal Folha de S. Paulo sobre possível suspensão do fechamento das escolas por parte do governador Alckmin.
“As negociações servem para silenciar e a mídia também está neste papel, como por exemplo, aquela notícia vergonhosa da Folha que dizia: ‘Alckmin suspende o fechamento’, depois, ‘Alckmin propõe talvez uma suspensão do fechamento’, e ainda, ‘Alckmin pensa na reorganização do fechamento e a suspensão da mobilização do fechamento’. É uma batalha de palavras”, comentou Duvivier.
Neste domingo (29), os alunos do colégio Caetano de Campos receberam a visita dos produtores do filme Osvaldão, que foi exibido no local. O longa-documentário narra a trajetória de Osvaldão, campeão de boxe e comandante da Guerrilha do Araguaia.
Fonte: Portal Vermelho
sim, mas o pais ainda se moviliza só quando a mídia convoca…
Todo o país deveria estar mobilizado em prol da causa..DE Norte a Sul, de Leste a Oeste…E todos os brasileiros, estudantes, no exterior, deveriam se manifestar também !