Um livro para ser lido em voz alta e outro para ser impresso para colorir, indicado para crianças a partir de seis anos de idade – e também mães, irmãs, tias e avós – se orgulharem de quem são e de seu cabelo ‘macio como algodão’ e ‘bonito feito nuvem no céu’. Os e-books estão disponíveis gratuitamente no site da autora: https://coletivointrepidos.wixsite.com/intrepidos
O e-book: A(Cor)Da Sá, é um livro em que a autora e atriz Sabrina Vianna, gostaria de ter lido quando criança, por apenas um motivo: Representatividade! São três histórias em que as os pequenos leitores vão ter acesso: A Cor da Sá, O que é moda? E coisa de menina. As histórias conversam com as crianças de todas as idades, mas também com aqueles que já foram crianças e que algum dia sofreram racismo, preconceito e homofobia.
Hoje em dia, é sabido que incontáveis mulheres, incluindo meninas muito novas, sofrem tentando se encaixar em padrões inalcançáveis de beleza, de problemas que podem incluir desde questões de insegurança e baixa autoestima até distúrbios mais sérios. Para as garotas negras, o peso pode ser ainda maior pela falta de representatividade na mídia e pelo excesso de referências de pele clara e cabelos lisos. Nesse sentido, “A(Cor)Da Sá” é um material que valoriza a beleza negra e cultura afro. A autora apresenta também caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais, assumir a responsabilidade pela transformação da sociedade e nas atitudes cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.
Acesse o site para baixar gratuitamente o e-book para colorir e outro com a história para ler:
https://coletivointrepidos.wixsite.com/intrepidos
A(Cor)da Sá é um projeto cultural aprovado no edital número 011/2020, de Credenciamento de prêmios e projetos artísticos e culturais, da Fundação Cultural Itajaí recursos oriundos da lei número 14.017 de 29 de junho de 2020- Lei de emergência Cultural Aldir Blanc.
Ficha técnica:
Autora : Sabrina Vianna
Ilustração: Paloma Barbosa
Diagramação: Mayara Mattar
Coordenação de Diagramação: Felipe Gallarza
Equipe de marketing: Violeta Alvez e Bruno Kriger
Editora: @coletivointrepidos
Produção Executiva: Violeta Alvez
Assessoria de imprensa Prosa Cultural