Artista fotógrafo Cristiano Prim dá curso sobre captação de imagens nas artes do movimento

Mais de 20 anos de carreira, olhar afiado e um arsenal de imagens que ajudam a contar expressiva parte da história cultural de Santa Catarina são alguns dos aspectos que situam o artista fotógrafo Cristiano Prim, profissional especializado em registrar espetáculos, shows, trajetórias, ações de artistas musicais e das artes cênicas – dança e teatro. Entre os dias 4 e 8 de abril, ele oferece a oficina teórico-prática “Atrás das Lentes Fotografia para Artes Cênicas – Movimento”. As inscrições gratuitas – 20 vagas distribuídas em duas turmas -, abrem nesta segunda-feira, dia 21 e se estendem até o dia 25 de março (veja serviço).

Em duas turmas, os encontros presenciais ocorrem na Escola Câmera Criativa, no centro de Florianópolis (SC), e são direcionados a fotógrafos não iniciantes que recebem conteúdo prático e teórico sobre a fotografia de palco tradicional e de rua. O projeto cultural, legitimado pelo Edital Aldir Blanc Santa Catarina – 2021, oferece inscrições gratuitas por e-mail, mediante o encaminhamento de um breve currículo para análise de interesse e nivelamento da turma. A oficina garante certificação de 20 horas.

O projeto prevê a realização de cinco aulas presenciais, com duas turmas por dia (9h30 às 11h; 19h às 20h30). As aulas expositivas e dialogadas contemplam exercícios práticos de uso da máquina e suas variações de qualidade para pouca luz e movimento, bem como análise de imagens do ministrante (exemplificando as variações com edição).

A intenção é construir uma oportunidade de ampliação de domínio técnico e teórico, apontar questões poéticas, históricas, sociais, tecnológicas e econômicas e, quem sabe, diminuir a lacuna neste campo de conhecimento e a escassez de profissionais voltados à documentação cultural. O mercado de trabalho pede mais pessoas com expertise nesta prática.

Retorno. Foto Néri Pedroso Div ND

O plano de trabalho de Prim no curso inclui diferenças e similaridades, referências – nomes consagrados, aqueles que admira no Brasil e cenário internacional, noções sobre a luz, movimento e a ação da gravidade. Mais do que ensinar, ele pretende partilhar sua experiência na captação de desenhos de luz e formas, uma habilidade capaz de alçar a fotografia ao estatuto de obra de arte.

O conteúdo programático engloba noções básicas sobre a história da fotografia, especificamente, sobre a fotografia de artes cênicas e sua importância para a história e cultura; qualidades fotográficas (ISO, granulação, colorido, preto e branco, contraste, saturação, brilho e demais análises de qualidade) linguagem fotográfica e saída para um ensaio aberto de uma companhia parceira para praticar as atividades teóricas. Por fim, uma avaliação das imagens obtidas. À luz do conhecimento e da experiência do ministrante, em relação dialógica, a análise dos critérios adotados, do acabamento, do uso da luz, das imagens individuais e em grupo, elementos de cena, etc. Prim aponta desvios e possíveis correções, com especificações em favor do melhor resultado na imagem que irá compor a exposição ao final da oficina.

Marcos Klann, no espetáculo “O que Antecede a Morte”, em 2011. Foto: Cristiano Prim/Divulgação

Sobre Cristiano Prim

Nasce em Blumenau em 1972. Vive e atua em Florianópolis. Artista e fotógrafo, licenciado em educação artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Especializado em retratar o movimento nas artes cênicas tem uma trajetória profissional de mais de 20 anos reconhecida pelo talento e uma produção que aponta questões poéticas e singularidades. A exposição autoral “O Fotógrafo também Dança”, no Floripa Shopping (2017) e na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (2016), em Florianópolis (SC), evidencia uma linguagem que se expande num campo sem fronteiras entre arte, imagem e história.

Cristiano Prim. Foto: Gika Martins

Fotógrafo do teatro Ballhaus Naunynstraße em Berlim/Alemanha (2016), integra o Grupo Cena 11 Cia. de Dança, o mais importante grupo de dança contemporânea de Santa Catarina. Além de fotógrafo da companhia, também atua como cenotécnico (1995-2014) e atualmente faz a sua documentação em foto e vídeo. Atende também as principais escolas de dança de Florianópolis, como Arte.Dança, Cenarium e Garagem da Dança. Seu currículo demonstra trabalhos realizados para os artistas Eduardo Fukushima e Michelle Moura no evento The Sky Is Already Falling – HAU, em Berlim e Düsseldorf. No Brasil, fez fotos em shows nacionais de Elza Soares, João Bosco, Ney Matogrosso, Paulinho Moska, Ivete Sangalo, Arnaldo Antunes e do uruguaio Jorge Drexler. Seu arquivo contempla registros do Festival Internacional de Música Contemporânea, Fita Floripa, Baila Floripa, Palco Giratório e Floripa TAP. Coordena a equipe fotográfica responsável pela cobertura da Maratona Cultural de Florianópolis em 2011, 2012 e 2013. Desde a sua primeira edição em 2006, é o fotógrafo oficial do Festival Internacional de Dança Contemporânea – Múltipla Dança, o mais importante evento nesta singularidade no Sul do Brasil.

FICHA TÉCNICA

Artista fotógrafo: Cristiano Prim

Produção: Gisele Martins

Design: Ayrton Cruz

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

SERVIÇO

Oficina

O quê: Oficina teórico-prática Atrás das Lentes – Fotografia para Artes Cênicas – Movimento, com Cristiano Prim

Quando: 4 a 8.4.2022. Turma 1 – 9h30 às 11h; turma 2 – 19h às 20h30

Onde: Escola Câmera Criativa, praça Getúlio Vargas, 158, centro, Florianópolis (SC)

Quanto: Gratuito

Inscrições

Quando: Entre 21 e 25.3.2022, com breve currículo

Onde: cursoscrisprim@gmail.com

Análise: 28 a 31.3.2022

Resultado: 1.4.2022

REALIZAÇÃO

Edital Aldir Blanc Santa Catarina – 2021, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), governo do Estado de Santa Catarina

APOIO

Escola Câmera Criativa

SAIBA MAIS

https://cristianoprim.com.br

CONTATOS

Cristiano Prim (48) 98419-4219 | Gisele Martins (produção) 99117-0762 | NProduções Néri Pedroso (ass. imprensa) (48) 9-9911-9837 (whats)

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.