Por Lucas Vasques.
Apesar de ter renunciado ao mandato de deputado estadual, Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei, foi cassado na sessão extraordinária desta terça-feira (17), da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Com isso, ele teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.
O resultado foi unânime e registrou 73 votos favoráveis e nenhum contra. Para a cassação do mandato e dos direitos políticos eram necessários 48 votos.
Do Val era alvo de um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar por conta de áudios sexistas sobre mulheres ucranianas.
Com a renúncia, o ex-deputado tentou adotar uma manobra para não ter seus direitos políticos cassados, visando uma nova candidatura em outubro. No entanto, não deu certo.
O processo de cassação havia sido aprovado em 12 de abril, por unanimidade, pelo Conselho de Ética da Alesp, e foi ratificado pelo plenário da Casa.
O deputado estadual Emidio de Souza (PT) celebrou o resultado: “Como autor da representação, votei pela cassação do Arthur do Val. E avisei: se o MBL enviar mais um machista para a Alesp, nós cassaremos também!”, tuitou.