Por Natasha Olsen.
O consumo de mate é muito comum na Argentina. No calor ou no frio, é muito comum ver as pessoas com a sua garrafa térmica, erva, cuia e bomba “mateando”. Em alguns lugares do Brasil, o mate ou chimarrão também é parte da rotina, especialmente na Região Sul. Carregar uma garrafa térmica é comum para quem tem este hábito. Mas nem sempre é fácil encontrar como aquecer a água.
E foi pensando numa maneira prática de ter a água quente sempre à mão que Christian Navntoft, engenheiro com doutorado pela Universidade Nacional de San Martín, na Argentina, criou uma garrafa térmica que também aquece a água usando a energia solar. Sem precisar de fogão ou de energia elétrica, é possível aquecer a água até o ponto de ebulição.
A garrafa Solarmate aquece a água em cerca de 30 minutos e depois mantém a temperatura. Para isso, basta abrir sua estrutura e deixar a luz do sol fazer o resto. A garrafa possui um mecanismo para sua abertura e fechamento, uma ampola de vidro para o líquido e espelhos que maximizam o efeito da luz solar. Veja como funciona, neste vídeo.
Com o apoio da Fundação de Inovação e Tecnologia da Universidade Nacional de San Martín, o projeto começou a ser desenvolvido em 2006 e passou por várias adaptações até chegar ao formato atual.
Christian e sua equipe participaram de vários concursos nacionais e internacionais e hoje chegaram a um produto que já está sendo comercializado na Argentina pelo site www.mercadomate.com.ar.
Para mais informações, acesse www.solarmate.com.ar.
—