247 – O presidente da Câmara dos Deputados da Argentina, Sergio Massa, será o novo ministro da Economia após a renúncia de Silvina Batakis. Massa assumirá o cargo assim que resolver seu afastamento da Casa.
A informação foi confirmada pela Presidência. Segundo comunicado oficial, o presidente Alberto Fernández decidiu “reorganizar as áreas econômicas de seu gabinete para melhor funcionamento, coordenação e gestão”, criando um superministério que unifica as pastas de Economia, Desenvolvimento Produtivo e Agricultura, Pecuária e Pesca.
Nesta quinta, o BC argentino elevou sua taxa básica de juros em 8 pontos percentuais, para 60%, marcando a sétima alta somente neste ano. Analistas esperam que a inflação no país ultrapasse os 80% em 2022.
Quem é Sérgio Massa?
Massa, advogado de 50 anos, além de presidente da Câmara dos Deputados, foi chefe de gabinete do governo de Cristina Fernández entre 2008 e 2009, prefeito da cidade de Tigre, onde foi reeleito após deixar cargo no Executivo e fez parte do lançamento da coalizão Frente de Todos a partir de 2013.
Embora de momento não tenha feito declarações oficiais, o novo ministro anunciou que vai definir a montagem da nova pasta na segunda-feira. (Com ARN).
—