Morreu na manhã desta segunda-feira, 07, aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian. Ela tinha sido diagnosticada com câncer no pulmão em outubro de 2022. De acordo com a Globo, ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Veterana da Globo, Aracy ficou conhecida por dar vida a Dona Armênia, na novela Rainha da Sucata (1990) e a Cassandra, no dominical Sai de Baixo(1996-2002). Ela ainda atuou em A Próxima Vítima (1995), Saramandaia (20130, Geração Brasil (2017) e Sol Nascente (2016).
Em 2019, ela gravou uma participação no especial de fim de ano Juntos A Magia Acontece. No ano anterior, ela também fez uma aparição em Malhação: Vidas Brasileiras.
Ainda não há informações sobre velório e enterro da artista. Nas redes sociais, anônimos e famosos se despediram da artista, homenageando seu legado e relembrando trabalhos em mais de 50 anos dedicados à arte.
A carreira de Aracy Balabanian
Filha de imigrantes e natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy se interessou pelo teatro ainda criança, quando morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs para assistir uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa.
“Chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, relembrou ela ao site Memória Globo.
Descendente de armênios, a artista não teve aceitação familiar quando decidiu seguir o caminho da arte, apenas de seu pai. Na juventude, formou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP).
Em 1965, ela estreou na televisão protagonizando Antígona, de Sófocles, numa versão teleteatral pioneira da TV Tupi. Porém, anteriormente, se destacou pela atuação nos palcos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.
A partir de sua estreia na televisão, ela começou a se dividir entre as telas e o tablado. Entre os projetos que integrou, destacam-se títulos como O Casarão (1976), Coração alado (1980), Vila Sésamo (1972) e Locomotivas (1986) que, inclusive, estreou no Globoplay no dia 19 de julho.
—