A segunda e decisiva votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, que aumenta a idade mínima para a aposentadoria de 55 para 62 anos para as mulheres e de 60 para 65 anos para os homens, está prevista para esta quinta-feira, 7 de abril. Em sua coluna “Blumenau em Movimento”, Júlio Castellain entrevistou o coordenador geral do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), Sérgio Bernardo, para falar sobre o assunto.
Uma Assembleia Geral para vigília e protesto está marcada. “Nós temos a obrigação de movimentar trabalhadores/as, para denunciar este forma de lidar com o direito sagrado e constitucional da classe”, afirmou Sérgio.
Para o coordenador, mudar a regra previdenciária, novamente, coloca uma dívida para trabalhadores/as que é de responsabilidade da administração municipal.
Diante da consulta pública realizada com a população, ficou clara a necessidade de vereadores atenderem as necessidades da população e votar não. No entanto, há riscos da voz da classe trabalhadora não ser ouvida.
Assista à coluna completa abaixo: