Com fila de pacientes esperando por um leito de UTI, Santa Catarina vai transferir até 16 pacientes para o Espírito Santo. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, pessoas com necessidade de atendimento em Chapecó deixarão o estado nesta terça-feira, 2, e irão para Vitória.
Atualmente, Santa Catarina vive um colapso na área da saúde por causa da pandemia da covid-19. Mais de 200 pacientes esperam um leito para serem internados em UTIs. Para ajudar o estado, o secretário de saúde catarinense, André Motta Ribeiro, acertou a transferência com o governo capixaba. É a primeira vez que Santa Catarina transfere pacientes por causa da pandemia.
Desde a última sexta-feira, 26, até esta terça-feira, pelo menos seis pessoas morreram em Santa Catarina enquanto esperavam um leito.
Serão priorizados os pacientes que estão internados no Hospital Regional do Oeste e precisam ser transferidos para a UTI. Segundo informações do portal G1, o transporte deve ser feito ao longo desta terça-feira com aviões do Batalhão de Operações Aéreas e por uma empresa terceirizada, contratada pelo estado.
No Espírito Santo, a ocupação de leitora está em 75,65%. Durante a crise em Manaus, o estado recebeu 36 pacientes.