247 – Jair Bolsonaro compartilhou neste sábado, 24, em suas redes sociais uma foto antiga para divulgar ações de combate a focos de incêndio na região da Amazônia.
A foto de uma aeronave soltando água em cima de uma região com fogo, o que dava a entender ser relacionada com a ação atual, foi compartilhada no Twitter por volta das 16 horas deste sábado pelo perfil do Ministério da Defesa.
“Nosso papel é atuar em prol da nação. Mais de 43 mil militares das Forças Armadas reforçam ações de combate a incêndios na #Amazônia”, escreveu a Defesa no post.
A mesma imagem, no entanto, aparece também vinculada a uma notícia de novembro de 2015, sobre o trabalho realizado para conter chamas na Chapada Diamantina (BA), como lembra a Folha de S. Paulo.
Na última quinta (22), o presidente da França, Emmanuel Macron, usou uma foto antiga para falar sobre a disparada no número de queimadas na Amazônia. A imagem foi feita pelo fotojornalista da National Geographic Loren McIntyre, que morreu em 2003, nos EUA.
Bolsonaro aproveitou o fato para criticar o presidente francês e dizer que Macron apela a “fotos falsas” para tirar proveito político da Amazônia.
– Mais de 43 mil militares das Forças Armadas reforçam ações de combate a incêndios na Amazônia. ?? // Via @DefesaGovBr pic.twitter.com/KcDWPRMxRe
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 24, 2019