“[…] Por isso estamos aqui, não por prazer, mas por necessidade,
para defender algo que seria natural, mas não o é.
Estamos aqui para clamar e buscar garantir que a sociedade catarinense
se humanize diante da barbárie que quer se instalar em nosso Estado”.
Trecho do manifesto de lançamento do movimento Humaniza SC
O movimento Humaniza SC, organização oriunda das lutas em defesa da Democracia, do respeito às instituições e ao voto popular, vem prestar o seu apoio incondicional à vereadora eleita por São Miguel do Oeste, Maria Tereza Capra, vítima da misoginia e perseguição política após denunciar atos antidemocráticos em sua cidade, bem como o total repúdio aos inúmeros atos de violência física, psíquica e política dos quais a vereadora tem sido vítima.
Desde o resultado das eleições presidenciais temos acompanhado uma série de atos antidemocráticos e ilegais, que fecharam estradas, atacaram as instituições e entoaram manifestos que violam o Estado Democrático de Direito, pedindo intervenção militar e não reconhecendo o resultado legítimo das urnas, que elegeu o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por repudiar estes atos e defender a democracia, é que a vereadora Maria Tereza Capra viu surgir contra si uma onda de agressões e ameaças, que ferem princípios da Constituição Federal.
As inúmeras ações de violência política e tortura psicológica aos quais a vereadora tem sido vítima, violam seus direitos e garantias fundamentais, que são princípios basilares da República Federativa do Brasil, e deveriam ser protegidos pelo Legislativo que hoje à acusa e repudia.
Diante de tantos atos antidemocráticos desde o resultado das eleições, não podemos aceitar a perseguição política, ameaças de agressões físicas e psicológicas contra uma legítima representante do povo miguel-oestino. Neste momento, a vereadora Maria Tereza Capra está passando por um processo político de cassação de seu mandato por apenas denunciar um ato político, onde é evidente a simbologia semelhante aos métodos utilizados pelo nazismo.
A cassação política é uma ferramenta que só deve ser acionada nas mais graves situações, pois ela afronta diretamente a democracia e todas as pessoas a quem lhe confiaram seu voto na urna. Este processo montado contra a vereadora, nada mais é que um instrumento político, onde opositores se prevalecem para atacar de forma covarde uma mandatária adversária.
Desta forma, o Humaniza SC manifesta toda solidariedade e apoio à vereadora Maria Tereza Capra, bem como utiliza a presente, para solicitar ao Poder Legislativo Municipal de São Miguel do Oeste, que não permita que essa afronta democrática triunfe, muito menos que grupos políticos utilizem esta cassação infundada para cassar uma mandatária democraticamente eleita.
Por fim, reforçamos nosso apoio e solidariedade à vereadora Maria Tereza Capra e nosso repúdio aos que tentam atacar a Constituição, o respeito ao voto popular e a democracia.